FIFA promove seminário de gramados em Fortaleza

18 de maio de 2011 - 17:27

O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA (COL) promove nos dias 19 e 20 deste mês (quinta e sexta-feiras), no Centro de Eventos La Maison, em Fortaleza (CE), o Seminário de Preparação de Gramados para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O objetivo do encontro é passar diretrizes sobre o tipo de gramado a ser utilizado durante a competição e padronizar o piso de jogo nas 12 cidades-sede do torneio.

 

O evento será aberto na quinta-feira, às 8h30. O seminário terá a presença de consultores de gramados da FIFA e do Comitê Organizador Local, além de diretores das duas entidades e representantes das 12 cidades-sede. Na ocasião, cada um dos projetos de gramados da Copa do Mundo da FIFA será analisado individualmente.

 

Também serão repassadas informações sobre os tipos de sistema de drenagem, escolha e testes de materiais a serem utilizados na drenagem, requisitos e abastecimento para irrigação, reposição de água, espécies de grama, plantio de grama, treinamento de funcionários e os benefícios que serão deixados após a competição.

 

“Este é um dos legados que a Copa vai deixar para o futebol, padronizando os gramados do Brasil em alto nível, dando qualidade ao jogo e favorecendo os jogadores de maior talento”, explicou o presidente do Comitê Organizador Local, Ricardo Teixeira.

 

Para a agrônoma Maristela Kuhn, da Arena, empresa que presta serviços de acompanhamento técnicos de estádios e campos ao Comitê Organizador Local, o seminário será fundamental para que as sedes entendam os procedimentos a serem executados para construção de gramados com padrão internacional.

 

“Este seminário será importante para apresentarmos a cada uma das sedes o que será solicitado em termos de tecnologia para construção dos campos, de acordo com o clima de cada local. Serão também apresentadas as exigências técnicas da FIFA, pois estamos buscando ter campos de excelente qualidade”, esclarece.

 

Este é o primeiro evento oficial da Copa do Mundo da FIFA que Fortaleza recebe. O objetivo do COL é espalhar seminários e encontros pelas 12 cidades-sede, para que todos tenham a oportunidade de estarem inseridos no espírito da Copa do Mundo da FIFA. Brasília e Belo Horizonte foram outras cidades que já receberam seminários oficiais neste ano.

 

18.05.2011

Assessoria de Imprensa da Secopa com informações da FIFA
Lisiane Linhares (lisiane@secopa.ce.gov.br / 85 3101.6281)