Detran completa 40 anos com novos serviços eletrônicos

13 de Maio de 2011

O Detran completa 40 anos de atividades neste sábado (14), buscando ações que visem ampliar os serviços eletrônicos disponibilizados aos seus usuários. Desde o final de abril, foi criado o e-Habilitação, que oferece aos portadores de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a  oportunidade de diminuir o tempo gasto na realização de alguns serviços.

Com isso, os usuários já podem emitir, via internet, boletos para pagamentos de taxas para renovação de CNH e obtenção da 2ª via do documento. Assim, o condutor habilitado poderá, antes de se dirigir aos postos do Órgão, fazer o pagamento do boleto nas agências dos bancos credenciados (Banco do Brasil – Banco Popular, Caixa Econômica – Agências Lotéricas, e Bradesco). Depois basta ir a um dos postos do Órgão na capital e Interior, para tornar mais ágil o atendimento e reduzir o tempo nas filas. Mas neste primeiro mês da implantação do serviço, o atendimento ao usuário só pode ser feito no posto da sede do Detran, na Maraponga.

Nos últimos quatro anos, outros benefícios qualificaram os serviços aos usuários, como a emissão do documento do veículos em 26 postos no Interior (antes esse serviço era feito somente no posto da Maraponga), emissão diária da CNH em Juazeiro do norte e Sobral, implantação do Posto Regional de Tianguá, construção do novo posto regional de Itapipoca; construção do novo posto regional de Morada Nova; implantação do novo posto regional de Tauá, que começará a funcionar ainda neste semestre; implantação do programa Carteira de Motorista Popular, beneficiando 80 mil pessoas de baixa renda da capital e interior, com a emissão gratuita da carteira de motorista categoria A; além da renovação frota de veículos fiscalização, que agora é composta por 119 viaturas, entre os quais 18 caminhões reboques, 18 Hilux cabine dupla, 20 motocicletas e 41 automóveis.

Outros serviços eletrônicos

Até o final deste mês, também estarão disponíveis serviços eletrônicos relacionados a veículos novos e usados, para que o usuário obtenha informações sobre veículo (ou veículos) de sua propriedade de sua residência, escritório ou lan house.

O grande marco desse momento do Detran ocorrerá ainda neste semestre, quando será disponibilizado aos 1,2 milhão de habilitados e 1,7 milhão de proprietários de veículos um ambiente eletrônico integrado e funcional dos serviços de suas atividades fins. Os usuários poderão ter acesso ao registro dos seus dados, como pontuação, data de vencimento da CNH e do licenciamento, notificação de multas, entre outros, que poderão ser disponibilizados, após pequeno cadastro de validação e acessados mediante CPF e senha. A tendência é que esta ferramenta, batizada de Meu Detran, seja ampliada progressivamente, possibilitando proximamente o envio de informações via e-mail, SMS e twitter.

A ampliação dos serviços eletrônicos vem sendo possível, após a migração do antigo sistema chamado SIT (chamado de Sead), em atividade há mais de 20 anos, para uma aplicação web chamada Getran – Sistema de Gerenciamento de Trânsito, cujos equipamentos e a manutenção do sistema estão sob a responsabilidade do próprio Detran. Essa migração permitiu ao órgão disponibilizar em tempo real, informações que antes demoravam 24 horas para serem processadas, como relatórios, consultas realizadas por outros sistemas, notificações e certidões, entre outras.

 

13.05.2011

Assessoria de Imprensa do Detran

Paulo Ernesto Serpa (paulo.ernesto@detran.ce.gov.br / 85. 3101.5813 – 3101.5819 – 87394259)
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