Governador é recebido em audiência pelo Ministro da Agricultura

12 de maio de 2011 - 13:36

O governador Cid Gomes foi recebido nesta quinta-feira (12), em Brasília, pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, para audiência sobre a classificação do rebanho Ceará com relação à febre aftosa. Na audiência também participaram o senador Eunício Oliveira; o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins; Assessor Especial para Assuntos Federativos, Danilo Serpa e a prefeita do município de Tianguá, Natália Félix.

Durante a reunião, o governador Cid Gomes solicitou que fosse feita a revisão da classificação do estado do Ceará no status da Febre Aftosa, para abertura do comércio da produção da pecuária do Estado para exportação. De acordo com dados da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), há mais de 10 anos, o Ceará não registra casos de febre aftosa, mas ainda assim está com o status de risco de nível médio da doença, a mesma classificação da maioria dos estados do Nordeste, com exceção da Bahia e do Sergipe, estados já livres da aftosa. O governador ressaltou ainda, durante a audiência, que existe um grande potencial da pecuária leiteira nos estados do semiárido e seria importante fomentar essa produção como forma de incrementar e melhorar a renda dos pequenos produtores.

De acordo com o ministro Wagner Rossi, no mês de novembro o ministério da Agricultura irá proceder a revisão da classificação da aftosa  em todos os estados do Nordeste. No Ceará, há dois anos o status era de risco desconhecido, o que prejudicava a comecialização dos produtos. No Ceará, São 2 milhões e 500 mil animais, entre bovinos e bubalinos (búfalo) e 140 mil produtores.

O secretário Nelson Martins lembrou ainda que neste ano de 2011, a meta do Governo Estadual é vacinar 90% do rebanho e alcançar o status de risco de zona livre da febre aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional em 2012. No último dia 3 de maio, o Governo do Estado iniciou a primeira etapa da Campanha contra a Febre Aftosa. Durante toda esta quinta-feira, Cid Gomes manterá audiências nos Ministérios. Na agenda estão o do Planejamento, Integracão Nacional, Fazenda e Meio Ambiente.

 

12.05.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3466.4898)