Campanha pelos direitos das Crianças e Adolescentes é lançada nesta quinta-feira (12)

12 de maio de 2011 - 14:06

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) em parceria com a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) lançam nesta quinta-feira (12), às 14horas, no Centro de Atenção Integrada à Criança e Adolescente Maria Felício Lopes, a campanha pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, em Fortaleza. Desenhada pelo cartunista e escritor Ziraldo, a campanha visa democratizar as informações acerca dos serviços oferecidos pela Defensoria Pública e da função do Defensor Público, aliado a um trabalho de educação jurídica da população carente de recursos e de conhecimentos acerca de seus direitos e deveres perante a sociedade.

A Secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, destaca a importância da parceria com a ANADEP. “É uma preocupação do Governo do Estado do Ceará trabalhar na construção da cidadania com a implementação de programas que esclareçam a população sobre seus direitos e promovam o atendimento de qualidade dos serviços básicos. Apoiamos esta iniciativa porque acreditamos que um pequeno cidadão hoje, ciente de seus direitos, garantirá ao país um futuro mais justo e solidário”, destaca.

Ao todo, serão impressos e distribuídos cerca de 50 mil exemplares durante as atividades que serão desenvolvidas pelas associações estaduais de Defensores Públicos e Defensorias Públicas durante todo o mês de maio e ao longo do ano em escolas públicas, centros comunitários, centros de referência e assistência social e demais espaços públicos de apoio à crianças e adolescentes.

O lançamento da campanha marca o início das comemorações do Dia Nacional da Defensoria Pública – dia 19 de maio – que vai reunir Defensores Públicos de todos os estados da federação. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Educação em Diretos, desenvolvido pela ANADEP desde 2009.

Em parceria com Ziraldo, a Associação produziu uma publicação especial que traz na capa o mesmo título da campanha nacional – Crianças – e Adolescentes – Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos das crianças e dos adolescentes – e que será lançada oficialmente em solenidade seguida de atrações culturais. Na platéia, 300 crianças, além de autoridades estaduais e instituições ligadas a questão.

“Acreditamos nas crianças e adolescentes como multiplicadores das informações. Ao receber um ensinamento, eles multiplicam, transmitem para a família. Por isso produzimos esta cartilha. Para que as informações acerca dos direitos das crianças e adolescentes cheguem a todos”, destaca o presidente da ANADEP, André Castro.

A Campanha Crianças – e Adolescentes – Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos das crianças e dos adolescentes é uma parceria da ANADEP com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, com o apoio da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais.

Serviço:

12 de Maio – 14h
Lançamento da Publicação Especial
Crianças – e Adolescentes – Primeiro! – Defensores Públicos pelos direitos da criança e do adolescente
Local: Centro de Atenção Integrada à Criança e Adolescente (Caic) Maria Felício Lopes – Rua 20 de julho, 480, Cais do Porto, Fortaleza, Ceará

12.05.2011

Assessoria de Imprensa da Sejus com informações da ANADEP

Bianca Felippsen (bianca.felippsen@sejus.ce.gov.br / 85 3101.2862) e Luzia Giffoni Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.2862) e Luiza Gifonni