Adagri fiscaliza revendas de vacinas contra a febre aftosa

10 de maio de 2011 - 17:58

Nesta quarta feira (11), servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) irão fiscalizar nove revendas de vacinas contra a Febre Aftosa em Fortaleza. O objetivo é verificar o acondicionamento das vacinas, a temperatura das geladeiras onde são armazenadas, o número de doses compradas e repassadas para os  produtores, e ainda a data de validade dos lotes. Além disso, os fiscais e agentes solicitam às distribuidoras de vacinas o controle  de estoque, com emissão de nota fiscal, para saber quais produtores já compraram a dose. Neste controle é possível saber o nome e CPF do produtor, nome da propriedade, município e a quantidade de vacinas compradas. “Durante a campanha, estas visitas acontecem duas vezes por semana. É uma determinação do Ministério da Agricultura”, explica Ana Gláucia Gonçalves, fiscal agropecuária da ADAGRI.

A lei estadual nº 14.446 de setembro de 2009, obriga a notificação, prevenção, controle e a erradicação das doenças dos animais, listadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A Adagri é o órgão responsável para desenvolver ações de erradicação destas doenças, como a febre aftosa.

A primeira etapa da campanha contra à febre aftosa começou dia primeiro de maio e segue até o dia 31. Somente neste período, as revendas estão autorizadas a vender a vacina para o produtor. O proprietário de animais (bovinos e bubalinos) deve estar cadastrado na Aagência, Ematerce ou Prefeituras.

A Adagri distribiu nas revendas e distribuidoras de vacinas no Ceará, e demais estados vizinhos (PI, RN, PB e PE), um cd com a lista de todos os produtores cadastrados. Os produtores que não estiverem na lista podem se cadastrar em qualquer unidade da Agência, Ematerce ou prefeituras e depois comprar a vacina contra a febre aftosa. Cada dose custa em média R$ 1,50.

A lista também foi distribuída para as coordenadorias do programa de combate à febre aftosa dos estados que fazem fronteira com o Ceará (PI, RN, PE, PB).

As revendas que tiverem acesso à internet, podem acessar o cadastro pelo site www.adagri.ce.gov.br e clicar no link ?consultar CPF/CNPJ do produtor?, que fica ao lado direito da tela.

10.05.2011

Assessoria de Comunicação da Adagri
Amanda Sobreira (amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br / 3101 7631)