Várzea Alegre receberá Escola de Educação Profissional

5 de maio de 2011 - 18:07

Os moradores de Várzea Alegre, município localizado na região centro-sul cearense, vão ganhar nesta sexta-feira (6) às 19 horas, a Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Iran Costa. O governador Cid Gomes e a secretária Izolda Cela participam da solenidade de inauguração da unidade que contou com recursos de R$ R$ 8,6 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e do Ministério da Educação.

 

A nova escola tem capacidade para atender 480 jovens em tempo integral, das 7 horas às 17 horas. Ao mesmo tempo em que farão o Ensino Médio, os alunos poderão optar por um dos quatro cursos técnicos ofertados: secretariado escolar; administração; refrigeração e climatização e metalurgia. Ao chegarem à unidade de ensino,  estudantes, professores e profissionais vão encontrar um ambiente de qualidade que atende às especificações definidas pelo MEC para escolas profissionais.

 

A área de 4,5 mil metros quadrados abriga 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e bloco pedagógico-administrativo. As instalações oferecem ainda  laboratórios de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. As práticas esportivas e culturais vão ganhar reforço com o ginásio poliesportivo e o teatro de arena. A obra  foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Edificações (DAE), vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

 

A Escola Estadual de  Educação Profissional Dr. José Iran Costa fará  parte da 17ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação(Crede), sediada em Icó.  Será a segunda na região com a oferta do mesmo nível de ensino. Em 2008, foram beneficiados os jovens de Cedro. A dirigente da Crede, Maria Aparecida Lima, ressalta que a escola vai ampliar as oportunidades de inserção dos alunos no mercado de trabalho, enquanto o município ganhará profissionais qualificados.

 

A partir de agora, a rede estadual de educação profissional passará a contar com 67 unidades implantadas em todo o Estado, que reúne 19 mil alunos. O nome da unidade é uma homenagem ao médico e professor, Dr. José Iran, reconhecido pela comunidade por seu comprometimento com a modernização dos programas de educação e humanização dos serviços de assistência social.

 

05.05.2011                                                                                                                      

Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 3101.3972)