Profissionais do César Cals participam de capacitação sobre Aleitamento Materno

5 de maio de 2011 - 12:59

Até esta sexta-feira (6), prossegue no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado,  o curso Aleitamento Materno: uma abordagem do contexto atual. O objetivo, de acordo com a médica Rejane Santana Brito, coordenadora, é fortalecer nos profissionais do HGCC a cultura do aleitamento materno, ou seja, “o profissional deve compreender e transmitir para a mãe que não existe alimento ideal para o bebê do que o próprio leite materno”. Para ressaltar mais ainda a importância do leite humano, ela diz que o leite da mãe é na verdade o alimento único para o recém-nascido.

Pensando nisso, cerca de 30 profissionais, entre  médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, passam por uma capacitação, durante cinco dias, na qual são abordados os conceitos e técnicas de aleitamento materno para que possa haver entre a mãe e os profissionais uma interação na hora de orientar sobre a amamentação e doação de leite humano. Rejane Santana explica aionda que quando o profissional é capacitado, ele terá mais chances de fazer com que a mãe reconheça a importância do aleitamento e ela mesma irá decidir por amamentar o filho.

Cacilda Maria Ferreira do Carmo é enfermeira do HGCC e coordenadora de duas enfermarias da maternidade. Segunde ela, é essencial a participação de todos em cursos como esse do aleitamento, pois é um “aperfeiçoamento do conhecimento para que o trabalho seja mantido e que também possa prosperar, dedicando o melhor possível para as mães e gestantes atendidas no HGCC”, afirma.

O curso de aleitamento materno faz parte das ações do Banco de Leite Humano do HGCC, que no final de maio será responsável pelo curso de Multiplicadores de Banco de Leite no Nordeste, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado e Ministério da Saúde.

 

05.05.2011 

Assessoria de Imprensa do HGCC

Wescley Jorge (85 3101 5422 ou 9955 3752)