III Encontro Brasil – Japão na VIII Semana de Humanidades UECE/UFC

2 de maio de 2011 - 14:47

O curso de japonês do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade Estadual do Ceará (Uece) promove no período de 03 a 06 de Maio, o III Encontro Brasil – Japão. O evento divulga a cultura japonesa no Ceará, trazendo programação variada e faz parte da VIII Semana de Humanidades Uece/UFC. A solenidade abertura do evento acontece das 16 horas às 18 horas, no auditório do Centro de Humanidades da Uece, no próximo dia 03 de Maio, com a assembleia inaugural da Associação Cearense de Cultura e Língua Japonesa. A associação tem como objetivo promover atividades relacionadas à cultura japonesa no estado. A assembleia se encerra com apresentação de grupo de taiko (tambores japoneses).

 

O evento prossegue nos dias 04 a 06 de maio, com oficinas, palestras, workshops e outras atividades. No segundo dia, pela manhã, é realizada palestra sobre as oportunidades de bolsa de estudo do Japão, com a presença de membros da Associação Nordestina de Ex-bolsistas e Estagiários no Japão. Outro destaque é o minicurso – Entre Oriente (China e Japão) e Ocidente – linguagem, cultura e pensamento. O minicurso acontece de quarta (04) a sexta-feira (06), no período da manhã.

 

 

Os Workshops e as oficinas também acontecem de quarta a sexta e são voltados aos interessados em aprender e praticar as artes tradicionais japonesas, como o shuuji (caligrafia) e ikebana (arranjos florais). O evento também traz palestras sobre a linguística japonesa e uma mesa-redonda com o tema: “Construindo o Curso de Graduação em Japonês na Uece”. O III Encontro Brasil – Japão se encerra na sexta, 06 de maio, com palestra sobre o haicai, forma poética de origem japonesa. Toda a programação está disponível no blog do curso de japonês nihongouece.blogspot.com

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3101.2027

 

02.05.2011

Assessoria de Imprensa da Uece

Fátima Serpa (mfserpa@uece.br 85 3101.9605