Usina eólica e carcinicultura são temas de audiências públicas no Trairi e Jaguaribe

29 de abril de 2011 - 13:05

Nas próximas segunda (2) e quarta-feiras (4), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) preside audiências públicas nos município do Trairi e Jaguaribe, respectivamente. Os projetos, referentes à implantação da Usina Eólio-Elétrica (UEE) Embuaca e produção de camarão, serão apresentados pelos empreendedores para as comunidades do entorno e poder público local.

A audiência da UEE Embuaca é de interesse da empresa Embuaca Geração e Comercialização de Energia S/A e acontece, às 10 horas, na Câmara Municipal de Trairi. O projeto prevê a instalação de uma central eólica com potência de 27,3 MW, gerados a partir da instalação de 13 aerogeradores com potência individual de 2.100 KW. O empreendimento, que já possui licença prévia (LP), será localizado a cerca de 138 quilômetros de Fortaleza, em uma área de 64,45 hectares. A audiência pública faz parte das condicionantes para aquisição da licença de instalação (LI), a qual permite o início das obras, estimadas em 24 meses de duração.

Em Jaguaribe, a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) sobre o projeto de carcinicultura fica a cargo da empresa Crustáceo do Jaguaribe, às 14 horas, no Salão Paroquial do município (Av. Savino Barreira, 523 – Centro). A área de implantação é de 97,99 hectares, sendo que 50,99 hectares já possuem licença de operação (LO), a qual permite executar as atividades de cultivo do camarão.

Audiência pública

É uma reunião que tem por finalidade expôr à população o projeto do empreendimento objeto do licenciamento ambiental e do seu estudo de impacto ambiental (EIA), esclarecendo dúvidas e recolhendo dos presentes críticas e sugestões. É necessária a participação popular, principalmente das comunidades diretamente afetadas, e da Semace, órgão responsável em dirigir o momento. Em caso de impossibilidade de participação da Semace, a audiência deverá ser remarcada, mesmo que já tenha sido publicada em jornal de grande circulação.

29.04.2011

Assessoria de Imprensa da Semace

Luana Patrícia (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)

twitter.com/semace