Concurso estimulará produtividade de Milho e Mamona

29 de abril de 2011 - 18:43

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) lança o Concurso de Produtividade de Milho e Mamona no Ceará. O lançamento acontece na manhã de segunda-feira (02), às 8h30min, no Centro de Treinamento e Extensão (Cetrex) de Caucaia. A iniciativa visa incentivar o aumento da produção e da produtividade dos municípios que cultivam essas culturas.

A SDA utilizará as lavouras inscritas no concurso para demonstrar aos produtores de milho e mamona a importância da adoção de tecnologias recomendadas. Participam do concurso agricultores familiares que receberam sementes do Programa Hora de Plantar e do Projeto Biodiesel. O município deve estar zoneado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para produção de milho e mamona. Além disso, deve ter agentes rurais destinados a assistência técnica e ao acompanhamento dos produtores inscritos no concurso.

O prazo final para recebimento das inscrições pelas Comissões Municipais será 31 de maio. Os vencedores do Concurso Estadual serão agraciados com viagens de aprimoramento técnico na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Sete Lagoas (MG) e em Campina Grande (PB). Eles também receberão um pacote com insumos de alta qualidade e tecnologia para plantio de cinco hectares de cada cultura, além de certificados e taças gravados referentes ao evento. Ao segundo e terceiro lugares serão concedidas premiações por menção honrosa.

Os vencedores regionais, por território, receberão prêmios na forma de 100 quilos de sementes, no caso do milho e insumos agrícolas no caso da mamona. Eles também serão homenageados em solenidade especial, organizada pelas Comissões Regionais, e receberão certificados destacando as suas produtividades no concurso.

De acordo com o Coordenador da Agricultura Familiar, Itamar Lemos, o II Concurso de Produtividade de Milho e I da Mamona tem regulamento próprio. Ele acrescenta que será entregue para todos os escritórios regionais da Ematerce, Agropolos e cooperativas dos municípios um CD contendo o regulamento e ficha de inscrição.

29.04.2011

Assessoria de Comunicação da SDA
Cícero Lacerda (munique.freitas@sda.ce.gov.br / 85 31018105)