Hospital César Cals alcança marca de 5 mil registros de nascimento

25 de abril de 2011 - 14:58

Antes mesmo de comemorar três anos de atividades, o Posto Avançado de Registro Civil do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, chega a marca de cinco mil bebês registrados.  Desde 7 de agosto de 2008, toda criança nascida na maternidade pode sair registrada do hospital. Para isso é preciso apenas a presença dos pais para garantir o registro dos filhos. É também dessa maneira que o HGCC ressalta seu compromisso com a vida, com o cuidado com a criança e o compromisso com a sociedade, destacando sua atuação como Hospital Amigo da Criança, título recebido em 1994.

O Posto Avançado de Registro Civil do HGCC foi  o primeiro a ser implantado num hospital público em todo Ceará. Atualmente, a média mensal de nascimentos é de 400 crianças. Por mês, são registradas cerca de 170 crianças. O posto funciona de segunda a sexta, de 16 horas às 18 horas, e aos sábados, das 13 horas às 18 horas.

Para Sara Frota Marcelo, coordenadora do Centro de Assistência Social, o HGCC tem muito para comemorar, pois “são cinco mil novos cidadãos que poderiam ter ficado sem registro civil, dada as dificuldades que os pais encontram para ir ao cartório, quando o bebê tem alta da maternidade”. Segundo ela, “o HGCC facilita para os pais, que na hora da visita, podem realizar juntos o registro do filho”.

As informações sobre o registro são passadas pelo Serviço Social. Desde a entrada das gestantes, ainda no pré-natal, até após o parto, as assistentes sociais, juntamente com os profissionais de enfermagem, fazem uma abordagem e conversam com os pais sobre a importância do registro. Esse serviço oferecido pelo HGCC é um dispositivo de Humanização do Ministério da Saúde, sendo um dever do hospital oferecer um atendimento pleno ao usuário do SUS.

É o que ressalta Valdy Ferreira de Menezes, diretor geral, quando diz que “no Hospital César Cals, os bebês nascidos já saem vacinados,  com todos os exames realizados e com as consultas de retorno marcadas. Além disso, já levam para casa o primeiro documento, o registro civil”.

 

25.04.2011

Assessoria de Imprensa do Hospital Geral Dr. César Cals

Wescley Jorge  (ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5422)Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5422)