SAMU estadual amplia atendimento a 41 municípios na Semana Santa

20 de abril de 2011 - 19:24

A partir desta quinta-feira (21), feriado de Tiradentes, e durante todo o período da Semana Santa  – dias 22, 23 e 24 de abril – o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Estadual vai repetir a operação ampliada realizada durante o Carnaval. A operação começa às 7h30min, garantindo cobertura do Serviço aos 41 municípios que compõe a Região Metropolitana de Fortaleza, litorais Leste e Oeste e Maciço de Baturité, e prossegue até às 7h30min de segunda-feira (25). Para a operação, o Polo 1 do SAMU Estadual, que atende pelo telefone 192, manterá 29 ambulâncias e sete UTIs móveis de apoio. Os veículos estarão estrategicamente localizados nos municípios que costumam registrar o maior fluxo de pessoas durante esse período.

As 29 ambulâncias estarão distribuídas em 24 bases, dando cobertura aos 41 municípios. Já as UTIs móveis vão ficar em pontos de apoio nos municípios de Maracanaú, Aracoiaba, São Luis do Curu, Caucaia, Eusébio e Aracati. A cada plantão, o SAMU Estadual mobilizará dois médicos reguladores na sede do Polo 1, localizado no município de Eusébio; seis médicos nas UTIs móveis; 35 socorristas; três enfermeiros e 35 auxiliares de enfermagem.

O atendimento de urgência e emergência do SAMU estadual é realizado em residências, locais de trabalho e vias públicas. O serviço realiza atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

O SAMU também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto, atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas e efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

Municípios cobertos pelo Polo I do SAMU 192:

Litoral Leste

Metropolitano Oeste

Metropolitano Leste

Aquiraz

Apuiarés

Acarape

Aracati

Caucaia

Aracoiaba

Beberibe

General Sampaio

Aratuba

Cascavel

Itapajé

Barreira

Chorozinho

Paracuru

Baturité

Eusébio

Paraipaba

Capistrano

Fortim

Pentecostes

Guaiúba

Horizonte

São Gonçalo do Amarante

Guaramiranga

Icapuí

São Luis do Curu

Itapiúna

Itaiçaba

Tejussuoca

Maracanaú

Itaitinga

Umirim

Maranguape

Ocara

Mulungu

Pacajus

Pacatuba

Pindoretama

Pacoti

Palmácia

Redenção

 

20.04.2011

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220) Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5220)