Abrigo para crianças em situação de vulnerabilidade será reinaugurado

15 de abril de 2011 - 13:52

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realiza, na segunda-feira (18), a reinauguração da Casa Abrigo, de atendimento a crianças vítimas de violência, abandono e negligência. O evento acontecerá na própria unidade, a partir das 16 horas e contará com a presença do secretário Evandro Leitão e técnicos da STDS.

 

A estrutura física da unidade foi toda reformada, melhorando as instalações e os equipamentos de trabalho. As mudanças foram realizadas de acordo com o que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a legislação pertinente ao Serviço de Acolhimento Institucional (Tipificação dos Serviços Socioassistenciais, Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e Plano Nacional da Assistência Social – PNAS).

 

Atividades

 

A Casa Abrigo, que atende a 100 crianças de 0 a 12 anos, foi criada há 15 anos, atendendo a crianças em situação de negligência familiar: violência física ou exploração sexual, abandono e crianças perdidas de suas famílias.

 

Durante toda a semana, elas têm aulas regulares nas Escolas do bairro e participam de cursos nos ABCs da comunidade, além de fazerem as tarefas escolares. Sempre desenvolvidas pelas técnicas da casa, aos finais de semana, são realizadas atividades recreativas, esportivas e passeios promovidos pelo Abrigo.

Serviço

 

As crianças atendidas na Casa Abrigo são encaminhadas pelos Conselhos Tutelares ou pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), através de guia de acolhimento expedida pelo Juizado da Infância e Juventude. As denúncias de maus tratos, abandono, violência física ou sexual, e crianças perdidas das famílias, podem ser feitas anonimamente através do Disque Denúncia: 0800-2851407

Data: 18 de abril (segunda-feira)
Hora: 16 horas
Local: Rua Camélia, 450 – Cristo Redentor

Assessoria de Comunicação Social da STDS

Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 9987.0400)