Internos do IPPOO II recebem pela primeira vez um salão de arte dentro da unidade

14 de abril de 2011 - 13:11

Internos, visitantes e funcionários do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) terão uma experiência instigante durante os próximos 45 dias. É que o IPPOO II recebe pela primeira vez um salão de arte com a ocupação de seus espaços internos com obras de artistas contemporâneos.

A 62ª Edição do Salão de Abril acontece no período de 15 de abril a 31 de maio de 2011 e provoca a reflexão: Quais os lugares da arte? Seguindo a proposta da curadoria do Salão de Abril, a ideia era buscar novos espaços e ocupar as unidades prisionais é um feito inédito no País. Esta atividade inédita contará com a apresentação de seis obras de arte na área interna do IPPOO II, no município de Itaitinga (BR 116, Km17, na Região Metropolitana de Fortaleza).

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará abraçou a iniciativa com intuito de fazer uma conexão entre internos e a arte. “Para o Governo do Estado é salutar esta iniciativa vinda dos artistas com a intenção de aproximar seu trabalho das pessoas que hoje estão no cárcere. Estes internos devem iniciar o processo de ressocialização ainda dentro das unidades, por isso é importante novas aprendizagens. A arte possibilita humanizar ainda mais as relações sociais dentro das penitenciárias”, com explica a secretária Mariana Lobo.

A partir de sábado (16/04) as paredes do IPPOO II recebem as plotagens, fotos e pinturas a óleo da artista Clarisse Campelo. A motivação é levantar questões ligadas diretamente ao cárcere, como o próprio sistema, o conceito de espaço, de ocupação, o dentro e o fora de corpo e movimento. A temática pretende ampliar as discussões inseridas no projeto do Salão que tratam do espaço e do lugar da arte, consolidando a iniciativa como um lugar aberto e instigador de reflexões sobre o fazer artístico.

O Salão

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e a Defensoria Pública do Estado do Ceará apoiam a realização da 62ª Edição do Salão de Abril que acontece no período de 15 de abril a 31de maio de 2011 e desta vez ocupará a Galeria Antônio Bandeira, os espaços públicos e o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II). Com o tema “Subjetividade das Formas do Eu” a mostra presta homenagem ao artista plástico cearense Zé Tarcísio.

A abertura oficial das exposições acontece nesta sexta-feira (15) com a solenidade e presença de autoridades, no Salão Antônio Bandeira, às 19 horas, localizada no Centro de Referência do Professor, Rua Conde d’Eu, 560, Centro.

O Salão de Abril 2011 teve a inscrição de 613 artistas de 14 estados. A criatividade da arte contemporânea brasileira, com pinturas, fotografias, instalações, intervenções urbanas, esculturas, desenhos, performances, objetos e vídeos dos 30 artistas e grupos selecionados, dois dos quais são cearenses- o artista plástico Diego dos santos e o grupo Acidum.

Os selecionados do Salão de Abril receberão um prêmio de incentivo à produção no valor de R$ 2,5 mil. Como premiação, ainda haverá por parte dos três curadores da mostra, Agnaldo Farias (São Paulo), Andrés Hernandez (São Paulo) e Ana Valeska Maia (Ceará) a escolha do nome de dois artistas que irão receber da Prefeitura de Fortaleza, bolsas de formação no valor individual de R$ 12 mil.

A realização do Salão de Abril é da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura (Seculfor).

14.04.2011

Assessoria de Imprensa da Sejus

Bianca Felippsen (bianca.felippsen@sejus.ce.gov.br / 85 9688.8008)