Funceme registra maior chuva na Capital em 2011

12 de abril de 2011 - 19:57

Na madrugada desta terça-feira (12), foi registrada a maior chuva de 2011 em Fortaleza. O posto pluviométrico da Funceme instalado no Bairro Água Fria contabilizou 137 milímetros de precipitação. De acordo com os meteorologistas do órgão, chuvas intensas como esta são normais durante a quadra chuvosa no Ceará (período compreendido entre fevereiro e maio). “A atmosfera está com uma configuração favorável para chuvas na parte norte do Estado. A Zona de Convergência Intertropical, principal sistema causador de chuvas no Ceará, está atuando principalmente na faixa litorânea. Este quadro facilita a formação de nuvens do tipo cumulus nimbus, com elevada amplitude vertical e caracterizada por chuvas intensas e até incidência de raios e trovoadas”, explica o meteorologista Vinicius Oliveira.

 

Além da Capital, choveu em mais 114 municípios cearenses, havendo precipitações em todas as regiões do Estado. A previsão do tempo para amanhã, segundo a Funceme, é de tempo nublado com chuva em Fortaleza e céu variando entre nublado e parcialmente nublado com chuvas isoladas nas demais áreas do Ceará. A tendência para as próximas 72 horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas em todo o Estado.

 

Vale lembrar que a chuva de hoje foi a maior da Capital em 2011. Considerando todos os municípios, o maior índice de precipitação contabilizado pela Funceme neste ano ocorreu em Granja, no dia 14 de março, quando choveu 220 milímetros.

 

12.04.2011

Assessoria de Imprensa da Funceme

Guto Castro (comunicacao@funceme.br / 85 3101.1102)