Governador inaugura obras no município de Cruz

8 de abril de 2011 - 18:40

Motoristas e passageiros já podem fazer o trajeto entre os municípios de Cruz, Bela Cruz e Marco, no Norte do Estado, com mais segurança a partir desta sexta-feira (08). O governador Cid Gomes esteve em Cruz para entregar a rodovia CE-179, que foi totalmente reformada pelo Governo Estadual. Além de garantir a segurança de quem faz o trajeto, a nova estrada vai permitir o incremento na renda dos três municípios, já que dará maior vazão a produção local, como lembrou o Governador. “Estrada é uma obra que ajuda o município a se desenvolver”, destacou.

No trecho, que foi todo pavimentando em 300 dias, o Estado investiu R$ 7,8 milhões, com recursos oriundos do Tesouro Estadual. O investimento foi destinado para execução de serviços de  terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, obras d’arte correntes (bueiros), obras d’artes especiais (pontes), proteção ambiental, e revestimento asfáltico do tipo CBUQ.

Como lembrou o prefeito de Cruz, Jonas Muniz, essa é primeira vez desde a sua construção que a estrada é reformada. “Há 18 anos essa estrada foi construída pelo ex-governador Ciro Gomes, e só agora foi recuperada. Ela vai alavancar toda a economia da nossa região”, lembrou Jonas.

Segundo o Governador, assim como a CE-179, outros três mil quilômetros de rodovia passaram por obras de construção e recuperação durante os últimos quatro anos. “Isso significa que metade de tudo que foi feito de estrada, em toda a história do Ceará”, destacou Cid. Na ocasião ele se comprometeu a construir a estrada do distrito de Preá. “Estou buscando um novo financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. Se conseguir, essa estrada será a minha primeira obra”, explicou.

Viveiro

Durante a solenidade em Cruz, o Governador também entregou um viveiro de mudas, que faz parte do projeto para o reflorestamento que integra o Programa de Proteção dos Recursos Ambientais, do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). As mudas serão usadas no reflorestamento de áreas desmatadas. “Estamos hoje também devolvendo a Cruz esse viveiro. O objetivo é que através dele, e de outros oitos que serão entregues, o Ceará produza 1 milhão de mudas por ano. O Governo também precisa fazer sua parte para cuidar do meio ambiente”, destacou Cid.

Os outros oito municípios contemplados com o Projeto são: Acopiara, Campos Sales, Croatá, Cruz, General Sampaio, Jardim, Ocara,  Tauá e Ubajara. Cada unidade  recebeu do Governo Estadual R$ 108.304,61 para sua construção. Cada unidade terá capacidade de produzir 120 mil mudas/ano e todas contarão com três viveiristas capacitados.

Segundo o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, ainda serão inaugurados novos sete viveiros. “O Estado que chegar ao final do ano produzindo 2 milhões de mudas anualmente”, finalizou o Presidente.

Prestigiaram o evento em Cruz, os deputados estaduais Sérgio Aguiar, Rogério Aguiar, Manoel Duca e Téo Menezes, além de prefeitos e autoridades da Região.

08.04.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)