Nova blitz do Fumaça Negra vistoria 193 veículos em Fortaleza e Caucaia

7 de Abril de 2011

A equipe do Programa Fumaça Negra, executado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), vistoriou 193 veículos movidos a diesel durante blitze realizadas nos municípios de Fortaleza e Caucaia entre os dias 5 e 7 de abril. Dos motoristas abordados, 17 foram autuados. O motivo foi a emissão de poluentes acima dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental vigente.

 

Na Capital, as blitze ocorreram na avenida Osório de Paiva, na Vila Pery; e na avenida Bernardo Maciel, no José Walter, durante os dois primeiros dias da ação. Houve 11 autuações entre os 113 veículos abordados com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC). Em Caucaia, a vistoria aconteceu na BR 222, no Tabapuá; e resultou na aplicação de seis autos de infração de um total de 60 veículos. Nesse caso, a Semace contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

Para um veículo ser considerado dentro dos padrões exigidos deve apresentar emissão compatível a 20% ou 40% da escala de Ringelmann Reduzido, utilizada para medição da poluição atmosférica. Essa escala é constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total.

 

De acordo com a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace, os veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da autarquia para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.174 a R$ 4.696.

07.04.2011

Assessoria de Comunicação da Semace
Luana Patrícia (85 3101.5554)