Sejus e Sesa fazem campanha de combate à dengue nas unidades prisionais da RMF

5 de abril de 2011 - 13:33

O Governo do Estado, através do Núcleo de Saúde (Nusau) da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) realizam a partir desta semana diversas ações de combate e prevenção à dengue dentro das unidades penitenciárias da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O trabalho, que conta com momentos dinâmicos e interativos, abrange palestras educativas, exposição ao vivo do mosquito e suas fases desde a larva até a forma adulta, além de maquetes simulando os possíveis focos da doença. As ações acontecem até a próxima segunda-feira (11).

 

O Coordenador do Núcleo de Saúde, o médico Francisco Alencar, explica que, em virtude da situação atual da dengue no Estado com o número crescente de casos confirmados da doença e, tendo o ambiente prisional uma significativa concentração de pessoas, faz-se necessário passar informações para a população carcerária como forma de evitar o aparecimento de focos do mosquito. O profissional comenta ainda que outra abordagem das equipes de saúde será na apresentação dos sintomas da doença para garantir o rápido diagnóstico e pronto tratamento.

 

Com essa medida, as duas secretarias unem-se e cumprem as diretrizes do Governo do Estado na luta contra a dengue, em consonância com a Campanha Nacional do Ministério da Saúde “Dengue – se você agir, podemos evitar”. (Ministério da Saúde Disque Saúde: 0800 61 1997 e/ou www.combatadengue.com.br).

 

Cronograma das Atividades nas Unidades Prisionais 

 

04.04.2011 – Hospital e Sanatório Otávio Lobo
Casa de Privação Provisória de Liberdade I – Itaitinga

 

05.04.2011 – Instituto Psiquiátrico Gov. Stênio Gomes
Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I I (IPPOO I I)

 

08.04.2011 – Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I)
Casa de Privação Provisória de Liberdade de Caucaia

 

11.04.2011 – Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF)

 

05.04.2011

Assessoria de Imprensa da Sejus

Bianca Felippsen (ascom.sejus@gmail.com / 85 3101.2862)