Alunos comemoram inauguração da escola estadual em Lisieux, em Santa Quitéria

1 de abril de 2011 - 13:47

A aluna de 17 anos, Isabela Oliveira cursa o 3º ano do ensino médio. Ela é um dos estudantes que vão  desfrutar da nova estrutura da escola estadual de Ensino Médio Maria Neusa Araújo Moura, em Lisieux, distrito de Santa Quitéria, no Sertão Central. A nova escola foi inaugurada nesta quinta-feira (31) pelo vice governador Domingos Filho e pela secretária da Educação, Izolda Cela. Ela lembra que nem sempre as salas cedidas pelo município para que os alunos tivessem aula, não estavam disponíveis e por isso tinha o rendimento prejudicado. “Para estudar só quem tinha vontade, porque as condições não ajudavam mesmo”, relata.

Para Isabela e outros 218 alunos, a quinta-feira foi dia de festa. A escola tem capacidade para atender até 810 alunos e funcionará num espaço construído de 1.334 metros quadrados, composto de seis salas de aulas, biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e Ciências (Física, Química e Biologia) e Matemática, quadra poliesportiva, além das dependências administrativas. “Nós vivíamos aqui sem nenhuma perspectiva e hoje o meu sonho de fazer faculdade de História está cada dia mais próximo” comemora Isabela.

De acordo com Domingos Filho, há uma preocupação do governador Cid Gomes em garantir a qualidade dos equipamentos destinados à população mais carente. Por isso, segundo ele, a escola de Lisieux, que recebeu R$ 3,1 milhões em investimentos, tem estrutura semelhante a escolas de ensino médio situadas nas sedes dos municípios. “Não é porque é para pobre que tem quer ser humilde. Tem é que ser da melhor qualidade porque são os pobres que não podem pagar o privado”, ressaltou.

A titular da Seduc, Izolda Cela, aproveitou para explicar o projeto de educação para o Ceará que está sendo executado desde o primeiro governo Cid, com a construção de escolas de ensino profissionalizante, construção de novas escolas de ensino médio, o Programa Alfabetização na Idade Certa, a capacitação e valorização dos professores, entre outros. “É através da educação que nós podemos garantir a oportunidade a milhares de jovens cearenses”, resumiu.

A inauguração foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio; pelos deputados estaduais Nelson Martins, Tin Gomes e Carlomano Marques e pelos prefeitos dos municípios de Santa Quitéria, Groaíras, Cariré, Forquilha, Hidrolândia e Caridade.

01.04.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)