Ceará deverá receber fábrica da maior empresa de aerogeradores do mundo

23 de fevereiro de 2011 - 17:39

A maior fábrica de aerogeradores do mundo e que responde por 42% de toda energia eólica do Brasil, a indiana Suzlon, pretende instalar uma fábrica no Ceará. Nesta quarta-feira (23), o governador Cid Gomes se reuniu com o presidente da Suzlon no Brasil, Arthur Laviere, que manifestou o interesse em instalar uma fábrica na região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Logo após a audiência com o Governador, Laviere se reuniu com o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (Cede), Ivan Bezerra.

 

“A ideia é expandir nossos negócios em território cearense, afinal de contas, 170 dos nossos 200 funcionários estão aqui”, revelou o presidente da Suzlon, acrescentando que das 183 turbinas da empresa, mais de 170 também estão localizadas no Estado. “A empresa deverá decidir em qual Município deseja se instalar para que o Governo do Estado dê andamento aos trâmites necessários e viabilize o início das suas operações o mais rápido possível”, explicou Ivan Bezerra.

 

A previsão é que a indústria entre em operação em fevereiro de 2012 e deverá empregar cerca de 100 profissionais. A mão-de-obra será da própria cidade, para isso, o Governo do Estado já planeja viabilizar a capacitação dessas pessoas.

Sobre a Suzlon

 

A Suzlon fornece equipamentos para a instalação de parques eólicos em todo o mundo. No Ceará, 10 foram construídos com o material da empresa. A meta é que ainda na primeira fase, a fábrica produza 300 pás de aerogeradores. É em Fortaleza que fica o único Centro de Monitoramento Digital 24 horas de todas as turbinas da Suzlon instaladas no Brasil.

 

A empresa foi criada em 1995 com apenas 20 pessoas, atualmente, a Suzlon é a empresa que mais fabrica aerogeradores do mundo, com mais de 16 mil pessoas em 25 países; em operação nas Américas, Ásia, Austrália e Europa e cadeia de abastecimento totalmente integrado nos três continentes. de abastecimento, com fábricas em três continentes.

23.02.2011

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com Assessoria de Comunicação do CEDE

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 8878.8462 ou Jully Gomes (85) 3101.1258)