50 hectares de Área de Proteção Ambiental serão reflorestados no Ceará

16 de fevereiro de 2011 - 13:47

Com o objetivo de promover o reflorestamento de matas ciliares degradadas na região sul do Ceará, foi firmada uma parceria entre a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH). De acordo com o Plano de Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) elaborado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a meta inicial é reflorestar 50 hectares (ha) de área de preservação permanente (APP).

O primeiro recurso hídrico a ser contemplado com o plantio foi a barragem de Ubaldinho, no município de Cedro, na última sexta-feira (11). Na ocasião, a atividade foi realizada em 20 hectares situados às margens da barragem. Além dos órgãos estaduais envolvidos na parceria, a Prefeitura Municipal, estudantes e sociedade em geral auxiliaram no reflorestamento da mata ciliar.

A próxima ação acontecerá no riacho Rosário, localizado em Lavras da Mangabeira. Neste local, a previsão é que sejam recuperados 15 hectares. As APPs dos outros dois recursos hídricos a serem recuperadas são as dos açudes Olho D’água, em Várzea Alegre, e Cachoeira, em Aurora. O plantio será de cinco e dez hectares, respectivamente.

Para cada hectare recuperado serão utilizadas 1.300 mudas aproximadamente. As espécies usadas são de características florestais e nativas. As três ações restantes acontecerão em breve para aproveitar o período de chuva no Ceará, em especial no Cariri.

16.02.2011

Assessoria de Imprensa da Semace

Fhilipe Augusto (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)