Nova Praça Luiza Távora é inaugurada

15 de fevereiro de 2011 - 14:00

Quem costumava frequentar a Praça Luiza Távora, popularmente conhecida como praça da Ceart, viu nesta segunda-feira (14) um novo equipamento. O governador do Estado, Cid Gomes, inaugurou a Praça totalmente reconstruída. O novo espaço permite, além da habitual exposição e valorização do artesanato cearense, condições de acessibilidade para toda a população. Acompanhado da primeira-dama do Estado, Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, o Governador destacou os espaços do novo equipamento que atendem toda a população. “O artesanato é algo tão forte nesse espaço, que até o nome da Praça se confunde. Mas vale lembrar que a Praça é também um local inclusivo e que permite o acesso das pessoas com deficiência”.

 

Segundo Cid Gomes, a nova Praça foi concebida conforme as normas técnicas do Desenho Universal, atendendo a um pedido da Primeira-Dama do Estado. “A gente passava por essa Praça e via a dificuldade que os idosos, e principalmente as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, tinham de frequentá-la. Existia por parte deles um anseio em retirar as barreiras para que a Praça fosse realmente um espaço de todos. Foi atendendo a esses pedidos que a nova Praça Luiza Távora é hoje um local não exclusivo”, explicou Maria Célia. Com a reforma foram retiradas barreiras, os meio fios foram rebaixados, foram instaladas rampas, faixas de pedestres e pisos podotáteis (de alto relevo) marcados com linhas que permitem o livre e independente trajeto de todos.

 

O novo espaço também abriga equipamentos de ginástica acessíveis, voltados para os idosos; pista de skate e bicicross; parque infantil; santuário de Nossa Senhora de Fátima; central de monitoramento; fábrica para produção de livros em braille; Café Cultura, funcionando em um carro de trem de passageiros que fica estacionado na Praça; Central Cearense de Artesanato (Ceart), espaço voltado para comercialização do artesanato; a gestão do Portal Ceará Inclusivo e a Ouvidoria da pessoa idosa e pessoa com deficiência. Na reforma o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), investiu mais de R$ 1,8 milhão.

 

Como lembrou o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Evandro Leitão, na Praça também serão desenvolvidas ações da Coordenadoria do Trabalho da STDS, como capacitação para jovens e inscrição para cursos nos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS). “Esse é um equipamento que contempla não só a inclusão social, a cultura, o turismo, o lazer. Ele é também é voltado para inserção de jovens no mercado de trabalho através dos cursos de capacitação que serão oferecidos”, destacou o secretário.

 

A aposentada Nadja Queiroz, que mora próximo ao local, ficou encantada com o novo espaço. “Eu costumava fazer caminhadas aqui, mas deixei por que ela estava com muitos buracos. Agora estou vendo uma praça toda reformada, onde voltarei as fazer minhas caminhadas. Além de ser um espaço lindo só para a gente passear”, comemorou a aposentada.

 

O Vice-Governador do Estado, Domingos Filho; o secretários do Turismo, Bismarck Maia; da Pesca, Flávio Bezerra; Especial da Copa, Ferruccio Feitosa; o superintendente do DAE; Quintino Vieira; e o Presidente da Cagece, Jurandir Santiago, também prestigiaram o evento. Além do líder do Governo na Assembleia, Antônio Carlos, deputados cearenses e autoridades locais.

 

15.02.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 8878.8462)