Primeiro berço de atracação do TMUT será concluído em março

10 de fevereiro de 2011 - 13:10

As obras de construção do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) do Porto do Pecém prosseguem em ritmo acelerado, obedecendo rigorosamente o cronograma traçado pela Seinfra/Cearáportos. De acordo com informações do diretor de Implantação e Expansão da empresa, Luiz Hernani de Carvalho Júnior, a previsão de conclusão do primeiro berço de atracação está mantida para o fim do mês de março, aumentando a capacidade de movimentação de navios naquele porto. O quebra-mar, com extensão de mil metros está com a sua construção concluída e todo o projeto tem um total de 77,61% executado. A ponte de acesso está com sua construção bem próxima do final, com 97% das obras já executadas, restando apenas o vão de transição entre a ponte e o cais de atracação.

 

Luiz Hernani informa ainda que na execução do cais de atracação, foram concretadas até o momento, 205 estacas-tubo, posicionadas 179 pranchas do cais do TMUT e fixados 107 inserts (peças que promovem a fixação dos tirantes na cortina metálica de contenção do aterro) e 94 conjuntos de tirantes e blocos de ancoragem no primeiro nível. No segundo nível já foram posicionados 29 inserts e 15 conjuntos de tirantes e blocos de ancoragem. A execução do aterro hidráulico já atingiu 50% do total, com 850 mil metros cúbicos.

 

Bloco de Utilidades

 

As obras de construção do Bloco de Utilidades e Serviços (BUS) também registram ritmo acelerado e de acordo com o cronograma da construção. Já foram executados 47% dos serviços, estando atualmente em andamento as frentes de serviço de estrutura, alvenaria, revestimento, impermeabilização e instalações prediais. A montagem da cobertura metálica da edificação será iniciada na primeira quinzena de fevereiro e a conclusão de toda a obra está com a previsão mantida para o próximo mês de maio.

 

O Bloco de Utilidades vai reunir no mesmo espaço os serviços bancários, de restaurante, correios e cartório, facilitando consideravelmente, as atividades dos servidores da Cearáportos e também das empresas que atuam no Porto do Pecém.

10.02.2011

Assessoria de Comunicação da Cearáportos
Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com– 3267.2525 – 9983.2525)