No Dia Mundial do AVC Sesa e HGF divulgam pesquisas

28 de outubro de 2010 - 19:39

No Dia Mundial do AVC , nesta sexta-feira, 29 de outubro, a Secretaria da Saúde do Estado e o Hospital Geral de Fortaleza divulgam os resultados de 1 ano da Unidade de AVC do HGF. Foi inaugurada no dia 29 de outubro de 2009 e de lá para cá, segundo levantamento feito pelo diretor da Unidade,João José de Carvalho, foram evitados 200 óbitos e 400 pacientes ficaram livres de seqüelas provocadas pelo Acidente Vascular Cerebral. “Esses números são uma comprovação de que com assistência rápida e de qualidade é possível controlar e reduzir o AVC, a doença que mais mata no Ceará e no Brasil”, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.

 

Além de divulgar o balanço de atendimento da Unidade de AVC do HGF nos últimos 12 meses, o secretário Arruda Bastos e o neurologista João José de Carvalho farão a divulgação de uma pesquisa sobre o perfil da doença, realizada pela Sesa em 19 hospitais localizados na capital. Apresentarão ainda o sistema de notificação compulsória da doença no Ceará. “Com a pesquisa, temos o retrato real do AVC e dessa forma avançamos cada vez mais nas ações de controle da doença”, afirma o neurologista João José de Carvalho.

 

O secretário Arruda Bastos lembra dos investimentos já feitos para o controle do AVC na Unidade do HGF, com a aquisição do moderno tomógrafo multislice por R$2.755 mil, que faz o exame em apenas cinco segundos enquanto os equipamentos menos modernos realizam em 20 minutos. Ele informa que nas 9 policlínicas tipo II, que estão sendo construídas no Interior do Estado, a população terá acesso a tomografia sem necessidade de deslocamento para a capital. Hoje, na rede estadual, o exame só é feito no HGF.

 

28.10.2010

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)