Encontro de Cuidadores marca Dia Mundial do AVC no HGF

28 de outubro de 2010 - 12:39

A Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza completa um ano de atendimento dedicado a pacientes acometidos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Para marcar a data – que coincide com o Dia Mundial da doença –, nesta sexta-feira, 29, a chefia da U-AVC realizará o I Encontro de Cuidadores, a partir das 8h30min, no auditório principal do HGF. Podem participar do evento familiares de pacientes que sofreram AVC e profissionais cuidadores. A ideia é levar informações a estas pessoas sobre o diagnóstico, tratamento e cuidados que se deve ter com o paciente acometido pela doença. Na abertura, o neurologista Dr. João José Carvalho apresentará estatísticas e o lançamento do AVC como notificação compulsória. Durante toda a manhã, profissionais de diversas áreas como enfermagem, fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia e nutrição vão explicar como é realizado o acompanhamento do paciente que sofreu AVC. Uma oportunidade para que todos possam tirar dúvidas sobre como dar continuidade ao tratamento após a alta do paciente.

 

A Unidade

 

A Unidade de AVC do HGF foi inaugurada dia 28 de outubro de 2009, com 25 leitos. É a maior do Brasil e referência no tratamento de pacientes acometidos de Acidente Vascular Cerebral. O serviço conta com neurologistas 24 horas. Tem uma equipe formada por 12 neurologistas, 40 enfermeiras e 80 auxiliares de enfermagem. Com a unidade, o HGF passou a cuidar melhor desses pacientes, utilizando equipamentos de última geração, como o tomógrafo “multi-slice”. O aparelho permite uma série de imagens, em curto espaço de tempo, que mostra com precisão as limitações do fluxo sanguíneo, informações importantes para definição do quadro clínico do paciente. O AVC é a principal causa de morte no Ceará. No HGF, são cerca de 180 a 200 casos novos por mês.

 

Depoimento

Dona Zenir Gomes, de 52 anos, acordou na madrugada de sexta-feira (22/10) sentindo um lado do corpo dormente e a voz trêmula. Desconfiou que estava sofrendo um aneurisma. Em 2004, ela já havia presenciado sua própria mãe passiva dos mesmos sintomas.
Uma vizinha trouxe D. Zenir ao HGH, para a Unidade de AVC. Ao terceiro dia de internação, sua voz já voltara ao normal, assim como suas faculdades motoras – consegue andar com segurança e os movimentos do braço já recuperaram a força.

 

Programação


Hora

TEMA

Convidado

8h30min

Apresentação das estatísticas da U-AVC e lançamento do AVC como notificação compulsória

Dr. João José

9 horas

Fatores de risco e fisiopatologia do AVC e apresentação da U-AVC.

Dr. João José

9h15min

Atuação da enfermagem no cuidado com paciente

Drª Raquel Cavalcante

9h25min

Atuação do téc. de enfermagem no cuidado com o paciente.

Karine Loiola

9h35min

Atuação da nutrição no cuidado com paciente .

Drª Luana

9h45min

Atuação da fonoaudiologia no cuidado com paciente .

Drª Rebeca

10 horas

Atuação da fisioterapia no cuidado com paciente .

Drª Ana Fátima

10h10min

Atuação do serviço social .

 

10h20min

Formação de grupos para esclarecimento de dúvidas com a equipe multiprofissional

Todos

11 horas

Cadastro para acompanhamento trimestral

ENCERRAMENTO

 

 

Mais Informações: Dr. João José de Carvalho, Chefe da Unidade de AVC(U-AVC) do HGF – 9981.1771

 

28.10.2010

Assessoria de Imprensa do HGF

Gilda Barroso / Luiza Nascimento (gildabarroso@gmail.com / 85 3101.7086)