Projeto dos Fogões Ecoeficientes da Secretaria das Cidades é finalista do Prêmio FINEP

27 de outubro de 2010 - 12:43

O projeto de instalação dos Fogões Ecoeficientes, que substitui os tradicionais fogões a lenha por esses modelos, é finalista da região Nordeste do Prêmio FINEP de Inovação 2010, na categoria Tecnologia Social. Esse projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (IDER). A etapa Nacional acontecerá no dia 29 de novembro, em Brasília.

 

A criação dos novos modelos tem como objetivo levar qualidade de vida para famílias do meio rural, conservar a vegetação nativa e gerar renda. O novo fogão é feito de tijolo refratário e uma caixa de metal, o que garante uma queima de biomassa bem mais eficaz, reduzindo assim o consumo de lenha e garantindo a preservação do meio ambiente. Cada fogão ecoeficiente também possui uma chaminé, eliminando totalmente a fumaça do ambiente intra-domiciliar, contribuindo assim para a diminuição das doenças cardio-respiratórias que atingem principalmente as mulheres e crianças.

 

O projeto também ajuda na geração de renda nas comunidades envolvidas, pois os fogões são instalados por pedreiros dos próprios municípios. Além disso, antes da implantação dos fogões são realizadas reuniões comunitárias para discutir com as famílias a importância de preservação do meio ambiente e a valorização da caatinga.

 

Além do projeto dos fogões ecoeficientes, o Ceará tem outros seis concorrentes do Prêmio FINEP de Inovação 2010, nas categorias Pequena Empresa (Atlanta Tecnologia da Informação e Protensão Impacto); Instituição Científica e Tecnológica (Instituto Atlântico); Média Empresa (JOONGBO Química do Brasil) e Gestão da Inovação (Companhia Energética do Ceará – Coelce).

 

27.10.2010

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

Juliana Bomfim (juliana@cidades.ce.gov.br / 85 3101.4462)