Concurso de desenho mobiliza estudantes na APA da Bica do Ipu

27 de outubro de 2010 - 13:08

Fomentar a existência e a preservação do bioma Mata Atlântica na região do Ipu. Este é o objetivo do 1º Concurso de Desenhos SOS Mata Atlântica, divulgado nas escolas de rede pública do município pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da gerência da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu. O concurso é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica, que através do tema “Biodiversidade da Mata Atlântica Brasileira”, vai premiar os melhores desenhos de crianças de 7 a 14 anos residentes no território nacional.

A divulgação do concurso nas escolas foi realizada no dia 18 de outubro e contou com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e de Cultura do município. Os desenhos serão enviados para a Fundação SOS Mata Atlântica até o dia 30 de outubro. Com a ação, a Semace pretende motivar os estudantes, inserindo-os nas questões relacionadas a preservação do meio ambiente, visto que a região do Ipu é um dos 67 municípios que foram reconhecidos com a existência do bioma no Ceará. “A participação dos estudantes é fundamental nesse concurso. Com o processo, eles podem manifestar, através dos desenhos, conhecimentos e ideias sobre a região que serão repercutidos nacionalmente”, explica a gerente da APA, Vânisse Borges.

No total, seis escolas participarão do concurso, são elas: Escola Municipal de E. F. I Moacir Alves Timbó (Sede Ipu); Escola Municipal de E. F. I. II Mundo Encantado (Sede Ipu); Escola Municipal de E. F. I. II Maria Valdomira Coelho Melo (Sede Ipu); Escola Municipal de E. F. I. II Antônio Ferreira Lima – Sítio São (Área da APA); Escola Municipal de E. F. I. II. João Sampaio de Araújo (Várzea do Jiló – Área da APA); Escola Municipal de E. F. I José Lopes Ferreira Maia (localidade Barra da Ingazeira – Área de entorno da APA).

De acordo com dados publicados no site da Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Amane), a Mata Atlântica no Ceará ocupa uma área total de 1.873 km² e está localizada de maneira dispersa em 10 regiões: Chapada do Araripe, Litoral, Chapada do Ibiapaba, Serra da Aratanha, Serra de Baturité, Serra do Machado, Serra das Matas, Serra de Maranguape, Serra da Meruoca e Serra de Uruburetama, ocupando total ou parcialmente 67 municípios.

Para mais informações sobre o 1º Concurso de Desenhos SOS Mata Atlântica, através do site www.sosmatatlantica.org.br .

27.10.2010

Assessoria de Imprensa da Semace

Ana Luzia Brito ( comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554 – 8869.1146)