Guia de Transporte Animal começa a ser digitalizada

22 de outubro de 2010 - 14:05

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), deu início neste mês de outubro a primeira etapa do processo de digitalização da Guia de Trânsito Animal (GTA). A GTA é um documento federal, de emissão emissão obrigatória em todo território nacional, que trata do transporte de animais vivos. Na primeira fase, que está prevista para terminar na primeira semana de novembro, a sede e as 25 unidades da Adagri passarão a emitir o documento eletrônico.

Atualmente, a emissão do documento é feita manualmente, o que causa uma série de transtornos, como a não simultaneidade entre a informação manuscrita e o sistema informatizado da Adagri. Com a GTA eletrônica, segundo o gerente de Tecnologia da Informação da Adagri, Ivonildo Moreira Júnior, haverá uma séria de benefícios como a diminuição do tempo do processo; as informações sobre os rebanhos do Ceará terão mais qualidade; serão evitadas informações conflitantes entre o documento manuscrito e o que está no sistema; e a atualização é on line e simultânea.

A segunda etapa da implantação será realizada nos Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs), que são as secretaria de agricultura dos municípios e as unidades da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), a partir de novembro. A GTA eletrônica facilitará o deslocamento de criadores com seus rebanhos e tornará mais ágil o trabalho da SDA no controle dos deslocamentos e situação sanitária dos animais.

 

22.10.2010

Assessoria de Imprensa da SDA

Kélia Jácome (keliajcastro@gmail.com / 85 3101.8137)