Equipamentos culturais festejam Dia da Criança a partir deste sábado (9)

8 de outubro de 2010 - 13:50

Com a proximidade do Dia das Crianças, comemorado dia 12 de outubro, os equipamentos culturais do Centro já preparam suas programações para homenagear o público infantil. História, arte e cultura dão o to das brincadeiras, jogos, teatro de fantoches, oficinas, visitas guiadas, exposições e muitas outras atividades. A programação começa já neste sábado, dia 9, no Museu do Ceará e Sobrado José Lourenço. Dia 12, é a vez do Theatro José de Alencar, que preparou uma semana inteira de atividades gratuitas para as crianças, até o dia 17.

 

E saindo um pouco do Centro de Fortaleza, a partir de quarta-feira, dia 13, tem Semana da Criança também na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, com atividades gratuitas durante todo o dia até a sexta-feira (15). E encerrando a maratona infantil, no dia 18 é o Museu da Imagem do Som quem faz sua programação para as crianças, com mostra especial de desenhos, brincadeiras e oficinas.

 

Sobrado Dr. José Lourenço

 

O Sobrado Dr. José Lourenço terá programação dedicada às crianças no sábado, dia 9 de outubro de 2010, véspera do Dia das Crianças. A programação inicia-se às 9 horas com a sessão especial do Cineclube Sobrado de Criança, exibindo filmes especialmente selecionados para o público infantil. Em seguida, a criançada é que escolhe como quer curtir seu dia: na Oficina de Pintura Livre, nossos pequenos artistas terão uma exposição com o resultado final de seus trabalhos; na Oficina de Mamulengo, além de cada um produzir seu boneco, eles participarão de uma contação de histórias com seus próprios personagens; ou podem brincar de ser outros na Pintura de Rosto; e para os mais crescidos, Oficina de Origami, desvendando segredos da dobradura de papel.

 

Museu do Ceará

 

Dia 9 de outubro também tem programação no Museu do Ceará. O universo infantil será recheado de causos e personagens de nossa história, que farão parte de teatro de fantoche, rodas de contação de história, exposições, além de jogos, oficinas e brincadeiras. A programação tem início às 9h30min, com o teatro de fantoches “O encontro da Dorinha com o bode Ioiô”. A partir das 10h, será aberta a exposição “As crianças e o museu: uma experiência mediada nos espaços museológico e escolar”, que é fruto da dissertação de Núbia Agustinha Carvalho, para o Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. De 10h30min às 12h30min, a criançada participa de visitas guiadas às exposições. Durante toda manhã as crianças participam ainda de oficinas de desenho e pintura, jogos e contação de histórias.

 

Theatro José de Alencar

 

A programação começa terça (12), feriado, às 18 horas, com o espetáculo de palhaço A-la-pi-pe-tuá, do grupo Seres de Luz, no palco principal do TJA (750 lugares). Prossegue até domingo, dia 17: a última atividade, espetáculo Spaghetti – Seres de Luz, começa às 19 horas. Quarta, dia 13, TJA abre às 10 horas o Circo do Palhaço Trepinha na Praça José de Alencar, com atrações diárias a partir das 9 horas. Sábado e domingo, o circo começa às 15 horas. Toda a programação é gratuita. O TJA recebe livros novos ou usados à entrada dos espetáculos e atividades de formação.

 

Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel

A Semana da Criança da Biblioteca Pública promove atividades gratuitas durante todo o dia, de quarta (13) a sexta-feira (15). Nesse período, de 9 horas às 17 horas, tem mini feira do livro Infanto – Juvenil no Estacionamento da Biblioteca, com exposição e vendas de livros ao preço máximo de R$ 10,00. Diariamente no estacionamento, às crianças tem acesso a programação da Biblioteca Volante, ônibus-biblioteca que circula Fortaleza levando livros, computadores e promovendo atividades ligadas ao livro e leitura. Quarta e Sexta-feira, às 9 horas e 14 horas tem sessão Cine animado, com o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (quarta) e “Alice no país das maravilhas” (sexta) na sala de audiovisual. De 13h30min às 15h30min, a criançada participa de atividades recreativas e lúdicas na varanda do Setor Infantil. E às 14, começa a Maratona de Oficinas no Salão de Eventos, com oficinas de Fábrica de Brinquedos, Papel Machê, Mini livro e Escultura em Balão e Pintura de Rosto. Confira a programação completa em www.secult.ce.gov.br

 

Museu da Imagem e do Som

O MIS/CE dedica sua programação gratuita MISturas Culturais às crianças, com atividades durante toda a tarde. A partir das 14 horas, as crianças podem se divertir com brinquedos como pula-pula, instalados na parte externa do Museu. Às 15 horas, tem mostra especial com o desenho Shrek. Em seguida, 16 horas, a criançada participa de uma Pescaria Cultural, na parte externa do museu, e oficina de pintura e colagem (16h30min). A programação encerra às 17 horas com teatro de fantoches e distribuição de lanche.

 

08.10.10

Assessoria de Imprensa da Secult

Bianca Felippsen (85) 3101.6761 / 3101.6759
twitter.com/secultceara