Inscrições abertas para Curso de Vigilância e Controle de Endemias

5 de outubro de 2010 - 14:16

A Escola de Saúde Pública do Ceará oferecerá nova especialização para profissionais de saúde. É o I Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Vigilância e Controle de Endemias, a ser ministrado pela Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância da Saúde da ESP-CE em parceria com o Núcleo de Controle de Vetores – Nuvet, da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde – Coprom, da Secretaria de Saúde do Ceará.

Para participar do curso, os interessados serão submetidos a um processo seletivo, cujas inscrições on line estarão disponibilizadas no site da ESP-CE (www.esp.ce.gov.br) no período de 4 a 14 de outubro de 2010. Da seleção poderão participar profissionais de nível superior que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), e que comprovem que estão exercendo atividades em Vigilância e Controle de Endemias no Ceará há, no mínimo, dois anos.

A criação desse novo curso, segundo a Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância da Saúde da ESP-CE, justifica-se pela necessidade apresentada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no desenvolvimento de competências profissionais relacionadas à gerência e execução de ações na área de Vigilância e Controle de Endemias, visando contribuir para a estruturação deste serviço no Ceará e garantir qualidade e integralidade na atenção à saúde.

Objetivo

Previsto para ser iniciado em 24 de novembro, o curso visa desenvolver nos participantes os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o gerenciamento, planejamento e execução das ações de Vigilância e Controle de Endemias no Ceará, em conformidade com as diretrizes do SUS e com a realidade cearense.

Financiado com recursos do Ministério da Saúde, o curso terá carga horária de 360 horas presenciais e 100 horas destinadas à elaboração do projeto de intervenção, exigido como trabalho de conclusão do curso. A estrutura curricular está organizada em módulos mensais de três dias consecutivos.

Serão ofertadas 40 vagas, sendo uma vaga para cada Microrregião de Saúde do Estado do Ceará (incluindo-se profissionais de municípios e CRES); seis vagas para a Macrorregião de Fortaleza; seis vagas para a Macrorregião do Cariri e seis vagas para a Macrorregião de Sobral.

Inscrições: 04 a 14 de outubro de 2010;

Análise Curricular: 04 a 21 de outubro de 2010;

Resultado 1ª Etapa: 22 de outubro de 2010;

Prazo para recurso: 25 de outubro de 2010;

Resultado final da 1ª Etapa: 26 de outubro de 2010;

Prova: 27 de outubro de 2010;

Resultado 2ª Etapa: 03 de novembro de 2010;

Prazo para recurso: 04 de novembro de 2010;

Resultado final 2ª Etapa: 05 de novembro de 2010;

Entrevista: 08 de novembro de 2010;

Resultado final 3ª Etapa: 10 de novembro de 2010;

Prazo para recurso: 11 de novembro de 2010;

Resultado final da seleção: 12 de novembro de 2010.

05.10.2010

Assessoria de Imprensa da ESP-CE

Marcos Saudade (asco,@esp.ce.gov.br – 85 3101.1412)