Bailarinas do CCBJ apresentam La Qualité

5 de outubro de 2010 - 18:53

Mais do que proporcionar ocupação para jovens, a atuação de projetos de formação nas mais diversas áreas e linguagens artísticas agregam o prazer de descobrir qualidades e talentos até então adormecidos, ao mesmo tempo em que funcionam como experiências de transformação para participantes e professores. De uma dessas muitas vivências, entre talentos achados e qualidades lapidadas, o Teatro Marcus Miranda do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) recebe, na próxima sexta-feira, 08 de outubro, às 20 horas, a estreia do espetáculo de dança La Qualité, com montagem das bailarinas do projeto de formação do Centro Cultural Bom Jardim.

 

Com direção de Katiana Pena, o espetáculo surgiu do anseio da coreógrafa em apresentar ao público um trabalho de estranhamento em relação a montagens anteriores, focando na valorização da qualidade artística desenvolvida pelas meninas do CCBJ e demonstrando suas potencialidades enquanto bailarinas.

 

Uma das propostas, segundo a coreógrafa, é chamar a atenção do público para o trabalho realizado por essas bailarinas, que há vários anos estão engajadas nas atividades do projeto e atualmente apresentam um considerável repertório artístico, construído ao longo de sua trajetória no grupo. Da mesma forma, a ideia é desvincular-se da imagem de um grupo formado por jovens carentes ligadas a um projeto de formação – onde muitas vezes as temáticas se mostram repetitivas -, e explorar o potencial dessas artistas, capazes de alcançar objetivos e palcos maiores.

 

Com uma proposta voltada para o abstrato, o espetáculo tem como foco principal a valorização da qualidade do movimento das trinta bailarinas que participam da montagem. Segundo a diretora, a referência para o desenvolvimento de figurinos e de repertório seguem influências circenses.

 

E apesar de a concepção inicial do espetáculo ter origem nas inquietações da coreógrafa, ela afirma que o processo de construção do projeto se deu de forma coletiva pelo grupo, fruto de um amadurecimento artístico por parte das bailarinas, utilizado em meio aos processos de pesquisa coreográfica e sugestões.

 

Outras apresentações

 

Além da apresentação da próxima sexta-feira, 08 de outubro, o espetáculo La Qualité será apresentado novamente nos dias 22 e 29 de outubro, também às 19 horas. Todas as apresentações são gratuitas.

 

Serviço: Espetáculo La Qualité, das bailarinas do Centro Cultural Bom Jardim, dias 08, 22 e 29 de outubro, às 19 horas, no Teatro Marcus Miranda do Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 Corações, 400, Bom Jardim). Acesso livre.

 

05.10.2010

 

Assessoria de Imprensa da Secult:

Bianca Felippsen (bianca@secult.ce.gov.br – 85 3101.6759)