ESP-CE sedia oficina de capacitação de profissionais de saúde do Haiti

1 de outubro de 2010 - 19:03

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) sediará, de 4 a 10 de outubro,  uma oficina de trabalho que irá preparar os docentes que atuarão na formação de técnicos de nível médio da atenção primária em saúde do Haiti. O evento é uma promoção da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES), com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Organização Mundial de Saúde no Brasil (OMS) e com a colaboração de profissionais da saúde de Cuba.
A oficina é resultado de demanda apresentada pelo governo do Haiti em junho, quando uma missão de técnicos da SGTES e consultores da Opas visitaram o país para conhecer a realidade na área da saúde após o terremoto ocorrido em janeiro.

O encontro reunirá representantes  do Ministério da Saúde do Brasil, do Ministério de Saúde Pública de Cuba, do Ministério de Saúde Pública e População do Haiti, da Opas/Haiti e da Opas/Brasil, da Secretaria de Saúde do Ceará, da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e de docentes de Escolas Técnicas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos
A capacitação tem como objetivos discutir a formação de trabalhadores da saúde referenciada no modelo da atenção primária em saúde; conhecer a organização do sistema municipal de saúde de Fortaleza, com ênfase na atuação das equipes de Saúde da Família e dos Conselhos de Saúde (controle social); conhecer a organização do sistema de saúde do Ceará, com ênfase na atenção primária, na regionalização e nos fluxos da rede de atenção – sistema de referência hospitalar e Serviço de Atendimento Médico de Urgência – Samu, e discutir eixos norteadores da educação profissional em saúde e as características de funcionamento da Escola de Saúde Pública do Ceará, além de elaborar proposta de operacionalização dos cursos de formação de técnicos de nível médio da atenção primária em saúde do Haiti.

Mais informações: 85 3101.1397

01.10.2010

Assessoria de Imprensa da ESP-CE:
Marcos Saudade (ascom@esp.gov.br -(85) 3101.1412)