Prolongamento do quebra-mar do TMUT está com 82% da obra pronta

26 de julho de 2010

O quebra-mar do Terminal Portuário do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), que está sendo prolongado em mais 1.000 metros, já registra 820 metros prontos, ou seja, 82%, da obra, de acordo com medições feitas pela Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra). O equipamento deverá ficar com 2.700 metros e visa deixar os navios mais abrigados das ondas do mar durante as operações de embarque e desembarque de cargas. O serviço faz parte do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) que deverá ficar pronto neste ano e é a primeira fase de ampliação daquele terminal portuário. As obras estão recebendo um investimento de R$ 400,5 milhões.

O cais acostável e seus dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 700 metros de comprimento, já iniciados, poderão acomodar navios contêineres de última geração. O TMUT terá ainda uma linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres e uma retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados. A ponte de acesso até o pátio de cargas está sendo prolongada em 348 metros. Para construir a ponte de acesso estão sendo cravados 996 pilares de concreto revestidos com camisas metálicas. Foram implantadas até agora 70 estacas, de um total de 256.

O TMUT atenderá a crescente demanda de movimentação de contêineres e carga geral, consolidando a vocação do terminal como porto concentrador de cargas e manter a sua consolidação de maior exportador de frutas e calçados do país. A capacidade estimada de movimentação de contêineres será ampliada dos atuais 250.000 TEUS/ano para 760.000 TEUS/ano.

26.07.2010

Assessoria de Imprensa da Seinfra:
José Milton/Luiz Guedes (josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br – 85 31013763)