Escolas cearenses se preparam para a etapa estadual das Olimpíadas Escolares

26 de julho de 2010 - 17:51

Após serem selecionadas nas etapas regionais das Olimpíadas Escolares do Ceará, agora as escolas cearenses se preparam para um novo desafio na etapa estadual, que será realizada entre os dias 27 e 31 de julho. A partir desta etapa, serão definidos os representantes do estado que irão competir na etapa nacional.

Para fixar os últimos detalhes da etapa estadual, acontece nesta segunda-feira (26) um Congresso Técnico no Auditório Blanchard Girão, na Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). Nele,professores e coordenadores das escolas participarão do sorteio dos locais onde serão realizadas as competições.

De acordo com o cronograma das Olimpíadas, na terça-feira (27) as delegações coletivas chegam à Fortaleza. Na quarta-feira (28), durante todo o dia serão realizadas as classificatórias dos esportes coletivos e, na quinta-feira (29), já se iniciam as semifinais. Na sexta-feira (30), enquanto as equipes coletivas disputam as semifinais e já começam a retornar para casa, os representantes dos esportes individuais chegam à cidade e competem na sexta e no sábado (31), quando acontece o encerramento da etapa estadual.

As etapas regional e estadual dos esportes individuais serão realizadas paralelamente aos esportes coletivos, devido ao menor número de participantes. Os alunos estarão competindo nas categorias masculino e feminino nas seguintes modalidades: Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Taekwondo, Judô, Karatê, Ciclismo e Ginástica Rítmica.

Olimpíadas – As Olimpíadas Escolares do Ceará têm o objetivo de diminuir a evasão escolar, possibilitar a permanência do aluno na escola, promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado e revelar novos talentos.

Anualmente, os ideais de inclusão social pelo esporte, de complementação da educação pedagógica nas escolas e de revelação de novos valores se renovam com a realização das Olimpíadas Escolares do Ceará.

26.07.2010
Lisiane Linhares e Kelvia Alves (kelvia.alves@esporte.ce.gov.br/ 85 3101-4415)