Primeiros trens para o Metrô de Fortaleza chegam em agosto

20 de julho de 2010 - 18:06

Os dois primeiros carros que vão compor o Metrô de Fortaleza já estão a caminho do Ceará. As máquinas embarcaram no porto de Nápoles, na Itália, dia 18 de julho e a previsão é de que cheguem ao Terminal Portuário do Pecém no dia 15 de agosto, cinco dias antes do prazo estabelecido anteriormente. Os dois trens iniciais, de um total de 20 que virão, estão sendo fabricados na empresa italiana Ansaldo Breda, na cidade italiana de Nápoles.

 

Após a montagem, um dos trens será testado num trecho de 9 km entre as estações Carlito Benevides, em Pacatuba, e Aracapé, entre Fortaleza e Maracanaú. O outro ficará exposto ao público na estação João Felipe, quando a população de Fortaleza terá oportunidade de conhecer o equipamento. Em fevereiro de 2011 está prevista a chegada de mais dois trens.

 

Os trens que servirão ao Metrô de Fortaleza serão formados por dois conjuntos de três carros, que em condições normais deverão transportar 976 passageiros. Cada composição terá 80 metros e a velocidade máxima de 80 quilômetros por hora, mas a média será de 60 quilômetros por hora, o que significa três vezes mais do que a velocidade dos trens utilizados atualmente.

 

20.07.2010

 

Assessoria de Imprensa da Seinfra:

José Milton/Luiz Guedes (josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br / 85 3101.3763)