Detran valida inscrição na Carteira de Motorista Popular em mais três bairros de Fortaleza

5 de julho de 2010 - 18:20

O Detran-CE fará, nesta terça-feira, dia 06 de julho, até sexta-feira, dia 9, das 8 às 20h, a validação das inscrições dos moradores dos bairros Jardim das Oliveiras, Cidade dos Funcionários e Parque Manibura, que integram a área de abrangência da Secretaria Executiva Regional (SER-VI). A unidade móvel do Detran ficará estacionada na Rua Júlio Lima, 415, na Praça da Cidade dos Funcionários, próximo à Igreja de Nossa Senhora da Glória.

A validação dá seguimento ao processo de obtenção, de graça, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A (conduzir motocicleta), por cearenses de baixa renda. Os candidatos inscritos devem entregar aos funcionários que atuam na unidade móvel os originais e cópias da identidade, CPF e comprovante de residência. Além disso, os candidatos devem comprovar que integram a população de baixa renda, conforme os quatro critérios para o cadastramento pela Internet (www.detran.ce.gov.br) no Programa Carteira de Motorista Popular.

A comprovação é referente ao seguinte: ser beneficiário do programa Bolsa Família (pode ser o comprovante da Caixa Econômica do mais recente benefício); ou ter estudado há 12 meses ou estar estudando há seis meses na escola pública – nível fundamental, médio ou profissionalizante; ou ser egresso do sistema penal; ou ser portador de necessidade de especial, em condições de pilotar uma moto.

O Programa Carteira de Motorista Popular, instituído pelo Governo do Estado, para emitir, de graça, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Categoria A (condutores de motocicleta), para as pessoas de baixa renda, foi iniciado ano passado, beneficiando 25 mil moradores de mais de 70 municípios do Interior. Neste ano, serão beneficiadas 42 mil pessoas, inclusive os moradores dos 15 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.

Os moradores são convocados por bairros onde moram. A cada semana, serão atendidos três ou quatro bairros. O processo de atendimento de cada Regional dura um mês. Ainda podem se inscrever os moradores das Regionais II, III e IV, cuja validação acontecerá posteriormente. Na segunda fase do programa (ainda sem data definida), será emitida a CNH para Categoria B. Mas só pode se inscrever quem ainda não é habilitado em nenhuma categoria.

06.07.2010

Assessoria de Imprensa do Detran-CE

Paulo Ernesto Serpa ( pauloe@detran.ce.gov.br / 85 3101.5813)