UPAs contribuirão para desafogar hospitais

30 de junho de 2010 - 17:58

O governador Cid Gomes assinou, nesta quarta-feira (30), ordem de serviço para a construção de 22 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas). Serão investidos R$77,9 milhões do Tesouro do Estado e do Governo Federal. Até o fim deste ano o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também deve estar presente em todos os municípios do Ceará.

“A maioria dos grandes hospitais do Estado ficam lotados de atendimentos de baixa e média gravidade que não tinham necessidade de estarem lá. As UPAs servirão justamente para desafogar os hospitais”, afirmou o governador. Ainda segundo Cid, o SAMU terá um papel importante, ao  regular para onde a população deverá ser encaminhada. Segundo Cid, até o fim do ano, todos os 184 municípios terão atendimento dos SAMU, com a chegada de cerca de 153 ambulâncias.

As Unidades de Pronto Atendimento oferecem serviço de raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nas UPAs, a população pode resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.

Na área da Saúde, além das UPAs, o Governo do Estado está construindo 21 policlínicas, sete prestes a inaugurar, 16 CEOs, cinco já entregues, dois novos Hospitais Regionais, um no Cariri e outro na Região Norte, além de reforma nos sete hospitais já existentes na Capital. “Desde 2007, traçamos como meta  na área da saúde expandir, concluir, ampliar e inovar, reestruturando toda a Saúde no Estado do Ceará”, disse o secretário da Saúde Arruda Bastos.

Durante a solenidade, o governador recebeu do secretário da saúde Arruda Bastos a medalha Rodolfo Teófilo de saúde pública, em homenagem à contribuição para a saúde do Estado.

30.06.2010

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)