Copa do Mundo é o tema da programação cultural da Biblioteca Pública

29 de junho de 2010 - 20:09

Em mês de Copa do Mundo, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel (BPGMP) organizou uma programação cultural gratuita com exposições que recontam um pouco da história das Copas e do esporte através da leitura. Desta quarta-feira (30), até sexta-feira (2), serão duas exposições em cartaz, visitas guiadas, exibição de filmes, palestras e contação de histórias. A BPGMP é um equipamento cultural ligado à Secretaria da Cultura do Ceará e oferece programação, geralmente, na última semana de cada mês, como parte do projeto “Biblioteca Cidadã – de livros abertos para você!”.

 

Às 9 horas da manhã de quarta-feira, duas exposições abrem ao público: uma reunião manchetes históricas de jornais relacionadas à Copa do Mundo, com material dos setores de Periódicos e Microfilmagem da Biblioteca; e outra reunindo almanaques esportivos, do Setor de Referência. Ainda pela manhã tem sessão de cinema, com a exibição dos filmes Coração de Tinta e O Livro Mágico, de 9 horas  às 14 horas.

 

À tarde, à partir das 15 horas o grupo musico-teatral Dona Zefinha realiza visita guiada às exposições e aos diversos setores da BPGMP, além de convidar o público, às 16h, a participar de uma vivência no Setor Braille, onde terão oportunidade de aprender sobre o universo dos deficientes visuais. De 15 horas às 17 horas, Tâmara Bezerra ministra a palestra “Tecendo Letras, Pintando Imagem – Mediação de um trabalho com narrativas”, abordando as várias metodologias de contar histórias, tipos de histórias e dicas de contação de histórias, seja de pai para filho, seja por profissionais como os Agentes de Leitura.

 

A tradição dos festejos juninos também serão lembrados, com a programação de quinta-feira, dedicada às crianças. À partir das 14 horas, no Setor Infantil, o escritor cearense Almir Mota realiza contação de histórias com o tema “Brincando com as Estrelas e outras histórias juninas”. De 9 horas às 14 horas, segue a sessão de cinema e a programação se acessibilidade cultural no Setor Braille. À partir das 14 horas tem também oficina de minilivro e costura japonesa no Setor de Encadernação. 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA GOVERNADOR MENEZES PIMENTEL

 

JUNHO 2010

30/06/2010: Quarta- Feira
09h às 21h:  Setor de Periódicos: Exposição das manchetes relacionadas as copas do mundo
09h  às 21h: Setor de Referência- Exposição de Almanaques Esportivos
15h: Visitação Guiada com o Grupo Dona Zefinha
16h às 17h: Setor Braille – Acessibilidade Cultural
09h e 14h: Exibição de filmes – Coração de tinta- O Livro Mágico na sala de Multimeios
15h às 17h: Salão de Eventos – Palestra “Tecendo Letras, Pintando Imagem- Mediação de um trabalho com narrativas” com Tâmara Bezerra.

01/07/2010- Quinta- Feira
09h às 21h: Setor de Periódicos: Exposição das manchetes relacionadas as copas do mundo
09h  às 21h: Setor de Referência- Exposição de Almanaques Esportivos
14h: Setor Infantil – Contação de História: Brincando com as Estrelas e outras histórias juninas, com o escritor cearense Almir Mota
14h às 17h – Setor Braille – Acessibilidade Cultural
14h: Setor de Encadernação – Oficina de minilivro e costura japonesa 
09h e 14h: Exibição de Filmes – Um faz de conta que Acontece na sala de Multimeios

 

29.06.2010

Assessoria de Imprensa da Secult

Bianca Felippsen (ascom@secult.ce.gov.br / 85 3101.6761 – 3101.6759)