Domingo é dia do 6º passeio ciclístico do Viva o Centro!

24 de junho de 2010 - 18:20

Um passeio temático neste domingo (27), às 16 horas, marca o sexto passeio ciclístico Viva o Centro! – movimento que reúne os mais de 30 equipamentos culturais da cidade em prol da ocupação cultural do Centro. Com o mote “Comer, beber, viver e pedalar”, o percurso é para sedentários e amantes da gastronomia. Pretende reunir chefs e comensais para apresentações de bares, restaurantes e outros pontos de sabores no bairro. A história do Centro histórico da cidade através da alimentação, no passado e presente, são o alimento e alegria que amplia os apetites para nova vivência e apropriação do local.

 

O percurso tem início, às 16 horas, na Praça José de Alencar e segue até a Praça do Ferreira onde apresenta pontos como Leão do Sul e L’Escale, fazendo alusão aos cafés históricos de outrora, passa ainda pela Praça dos Leões e chega ao Passeio Público por volta das 17 horas. Quem não tiver bicicleta pode alugar na hora pelo preço de R$ 10,00. Cada pessoa está convidada a levar um lanche para o final do passeio, ao cair da tarde no Passeio Público, onde vai se realizar um piquenique.

 

Ainda no passeio haverá um gesto de delicadeza com o plantio de árvores nos canteiros laterais do TJA, com o intuito de preservar as áreas verdes do Centro, idéia adicionada pelo bailarino e coreógrafo Fauller.

 

O Viva o Centro! é uma articulação, a partir do Theatro José de Alencar, entre instituições e equipamentos culturais sediados no Centro. Como ação coletiva, objetiva pensar e criar e trabalha para implementar melhorias na região da cidade que concentra o maior número de endereços artístico-culturais. Entre as avenidas Dom Manoel, Duque de Caxias e do Imperador, são mais de 30 casas da cultura entre museus, teatros, bibliotecas, espaços expositivos etc. O movimento não se restringe a equipamentos e instituições culturais e realiza encontros sempre abertos ao público.

 

O Viva o Centro! de bicicleta faz parte ainda da programação da Domingueira do Theatro José de Alencar em seu centenário. Os passeios ciclísticos, que acontecem todos os últimos domingo do mês guiados por Paulo Probo,  circulam por espaços que contam parte da história de Fortaleza e do Ceará, com paradas em jardins públicos, praças, igrejas e equipamentos e instituições culturais. A cada passeio, um novo percurso é apresentado.

 

SERVIÇO: “Viva o Centro!” de bicicleta na Domingueira do TJA 100 anos
Dia 27 de junho
Guia responsável: Paulo Probo
Concentração na Calçada do TJA, às 15h
Saída 16h
Término no Passeio Público
Serviço de aluguel de bicicleta na calçada no TJA – Valor: R$10,00.

 

Agendamento antecipado do aluguel de bicicletas com o guia Paulo Probo: (85) 8688 1344 /pauloprobo@yahoo.com.br

 

24.06.2010 

Assessoria de Imprensa da Secult

Bianca Felippsen (ascom@secult.ce.gov.br / 85 3101.6759)