Governo certifica prefeituras para projetos de acessibilidade

18 de junho de 2010 - 17:06

O Governo do Estado certifica nesta segunda-feira (21), os municípios que tiveram aprovados seus projetos de atenção social direcionados a idosos e pessoas com deficiência no interior do Estado, através do Programa Ceará Acessível, e que serão financiados para o exercício de 2010.

A primeira dama Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes e a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda, presidirão a solenidade, às 15 horas no auditório da STDS, que contará com a presença dos prefeitos municipais e técnicos envolvidos nos projetos.

Os municípios concorrem a partir de edital público de seleção de projetos, cujo objetivo é incentivar, valorizar e dar visibilidade a ações que contribuam para a implementação da Política Nacional da Assistência Social – PNAS e do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, com a ampliação do atendimento à Pessoa Idosa e a Pessoa com Deficiência, em situação de vulnerabilidade social e georeferenciadas pelos Centros de Referência da Assistência Social -CRAS em municípios do Ceará.

Os projetos são direcionados a atender as seguintes linhas de ação: Capacitação, Marketing Social, Cultural, Grupo Sócio Educativo, Superação de Barreiras Arquitetônicas, Inclusão Social e Produtiva e devem apresentar as seguintes características: Inovação; Integração com outras políticas; Participação da comunidade no trabalho; Protagonismo do idoso e da pessoa com deficiência e Existência de parcerias. Dessa forma o Governo do Estado dá um passo a mais no fortalecimento dos direitos e consolidação da cidadania dos segmentos no Estado do Ceará, tornando-os protagonistas de sua história.

No evento serão certificados 57 gestores municipais sendo 32 projetos voltados às pessoas com deficiência e 47 aos idosos, edição 2010 – 01, na ocasião será apresentada a I Mostra de Interiorização dos Projetos Financiados.

18.06.2010

Assessoria de Imprensa da STDS

Vólia Rocha (3254 4028 – 8728 0360)