Governo lança Ronda do Quarteirão em Quixadá

18 de março de 2010 - 19:32

A partir das 9 horas desta sexta-feira (19), o governador do Estado, Cid Gomes, lança o programa Ronda do Quarteirão no município de Quixadá (distante 158 quilômetros de Fortaleza), cumprindo a promessa que fez de implantar o policiamento comunitário em todos os municípios com mais de 80 mil habitantes e Região Metropolitana de Fortaleza. A solenidade de lançamento acontece no balneário do Cedro, em Quixadá, ponto tradicional do município conhecido por seus monólitos.

De acordo com informações do coronel Túlio Studart, comandante do Ronda do Quarteirão, serão 26 homens divididos em três equipes que atuarão 24 horas por dia na sede do município. Cada viatura é equipada, dentre outros mecanismos, com câmeras, sistema de monitoramento via satélite e um computador que permitirá aos policiais saber, por exemplo, se algum suspeito possui mandado de prisão em aberto.

Com o lançamento do Ronda em Quixadá serão 24 municípios atendidos, completando a segunda fase do projeto de implantar a polícia cidadã. Atualmente 2.627 homens, entre praças e oficiais, compõem o Ronda do Quarteirão e trabalham em 213 áreas em todo o Estado. O serviço de policiamento comunitário já serviu de modelo a polícias de outros dez estados, como o Rio Grande do Sul e Bahia.

Ronda em números
03 – Total de áreas no município de Quixadá
213 – Número de áreas em todo o Estado
24 – Total de municípios atendidos pelo Programa Ronda do Quarteirão

Municípios cobertos pelo Ronda:

– Região Metropolitana de Fortaleza
Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Pacatuba, Itaitinga, Maranguape, Pacajus, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Guaiúba, Cascavel, Pindoretama, Chorozinho

– Interior do Estado
Quixadá, Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Crato, Barbalha, Iguatu, Itapipoca, Crateús

Serviço

Lançamento do Ronda em Quixadá acontece às 9 horas, no balneário do Cedro, situado no município de Quixadá

18.03.10

Assessoria de Imprensa da SSPDS

Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira (85 3101.6517 – 3101.6518)