Governo e Ministério do Desenvolvimento Agrário ampliam assistência técnica

17 de março de 2010 - 13:44

Nesta quinta-feira (18), o Ministro do Desenvolvimento Agrário(MDA), Guilherme Cassel, vem ao Ceará para lançar o Pacto Federativo para Ampliação da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Estado. A partir das 9 horas, o governador Cid Gomes e o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), Camilo Santana, receberão Cassel no Centro Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza. O Pacto contemplará os Territórios da Cidadania e injetará R$ 42 milhões no Estado, o recurso beneficiará diretamente os agricultores familiares cearenses.

 

Atualmente, os serviços de Ater são disponibilizados para 47.206 agricultores. Com o Pacto, esse número saltará para 115.306. Hoje, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) possui um quadro de técnicos agrícolas composto por 536 profissionais, essa quantidade será expandida para 1.217. A Ater objetiva melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, assegurando mais agilidade e eficácia na oferta de serviços aos pequenos produtores.

 

Além do Pacto Federativo, ministro e governador liberarão ainda cerca de R$ 180 milhões em recursos que irão garantir a assinatura de contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf), a implantação de unidades de processamento de produtos de origem vegetais e animais, o apoio aos seis Territórios da Cidadania com a implantação de infraestrutura de apoio à produção, entrega de cartas de crédito para aquisição de propriedades rurais, a assinatura para o financiamento de projetos de bovinocultura leiteira, horticultura, apicultura e aquisição de tratores, equipamentos e implementos agrícolas para diversos municípios.

 

Ainda na solenidade, a SDA entrega cinco bibliotecas rurais para assentamentos nos municípios de Mauriti, Crato, Independência, Poranga e Ipueiras, além de 240 títulos de propriedade rural para posseiros do município de Jaguaribara, beneficiados pelo Programa de Regularização Fundiária do Governo do Estado.

 

Territórios da Cidadania

O Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal(através de todos os seus ministérios), estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia. No Ceará, existem seis territórios(Cariri, Sertão Central, Inhamuns/Crateús, Sertões do Canindé, Vales do Curu e Aracatiaçu e Sobral).

 

Assessoria de Imprensa da SDA

Jully Gomes / Kelvia Alves (jullyjornal@gmail.com / 85 3101.7631)