Governo do Estado inaugura Núcleo de Capacitação para o Artesão

15 de março de 2010 - 17:40

Por iniciativa da Primeira Dama do Estado, Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, os artesãos cearenses podem contar  a partir deste terça-feira (16) com um Núcleo de Capacitação, instalado em um dos castelos da Praça Luíza Távora (Praça da Ceart), onde poderão aperfeiçoar a qualidade de seus produtos e aumentar sua competitividade no mercado. Para tanto, o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS/Ceart, estão firmando parcerias com as universidades, o Sebrae e o IDT de forma a ampliar a realização de cursos, oficinas, palestras, consultorias e exposições, em caráter permanente em Fortaleza.

A solenidade inaugural do referido núcleo será nesta terça-feira (16), às 19 horas. Este evento faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Artesão (19 de março); que contará com uma vasta programação com prestação de serviços a partir das 16 horas, como: emissão/renovação de identidade artesanal; credenciamento de entidades artesanais; curadoria de produtos artesanais; inscrição para cursos, palestras e consultorias; credenciamento de instrutores e emissão de carteiras de trabalho.

Durante o evento, serão sorteadas, entre os artesãos presentes, quatro passagens áreas – duas para Recife (PE), e duas para Belo Horizonte ( MG), onde os agraciados participarão da Fenearte e da Feira Nacional do Artesanato, respectivamente. Haverá também a entrega de kits com máquinas e equipamentos, a 16 entidades de artesãos da Região do Cariri.  A festa será animada pelo artista cearense Dilson Pinheiro e sua banda Cacimba de Aluá.

Desenvolvimento do Artesanato

O Dia do Artesão também será marcado pela realizaação do III Encontro do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará, dias 16 e 17, no Centro de Convenções do Hotel Meridional, com a participação de entidades artesanais e grupos produtivos fornecedores da Ceará.

 

Vólia Maria Fonseca Rocha
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
(85) 3254 4028
(85) 9950 6056