Cegás participa de leilão da Petrobras para compra de gás

15 de março de 2010

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) está organizando sua participação no 6º leilão eletrônico de gás natural do mercado secundário, que acontece nesta terça-feira, dia 16, às 15 horas, quando será ofertado o produto excedente, mas não consumido pelas termelétricas, chegando a 22 milhões de metros cúbicos por dia, no período de abril a setembro deste ano. A Cegás representará as empresas interessadas na compra e para isso iniciou os contatos para o levantamento da demanda.

 

Conforme o presidente da Cegás, José Rêgo Filho, o leilão busca ampliar o consumo de gás natural nos diversos segmentos atendidos “exceto o térmico”, uma vez que neste leilão o gás será comercializado com um deságio médio que atingirá os 35%, ficando mais atrativo para o mercado. “Acredito que, novamente, teremos grande receptividade dos consumidores”, ressaltou o presidente da Companhia, vinculada à Secretaria da Infraestrurura do Estado (Seinfra). O edital do leilão está disponível no site da Petrobrás e as compras serão feitas em leilão eletrônico pela Internet.

 

O leilão uma terá novidade nesta edição: a compra ficará aberta aos interessados a partir do dia 16, podendo ser feitas propostas semanais, dependendo da revisão das demandas dos compradores. “Será muito bom para os consumidores porque poderá revisar seu consumo e comprar apenas o que precisarão, sem sobras”, explicou. O produto virá da produção dos campos de Paracuru (CE) e Guamaré (RN).

 

Segundo a Petrobras, a venda do gás, inicialmente ofertado para geração de energia por termelétricas, é possível porque as estimativas indicam que os reservatórios das hidrelétricas estão com níveis seguros de água. Isto afastaria a necessidade de usar a geração termelétrica e a entrada em operação neste mês do Gasene, que vai interligar a rede de gasodutos do Nordeste com o Sudeste e demais regiões do País.

 

Assessoria de Imprensa da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br / 85 31013763)