Sobrado Dr. José Lourenço realiza primeira exposição de 2010

11 de março de 2010 - 14:27

Com lirismo e simplicidade, Ise Araújo seduz o expectador e encanta com os recortes, pinturas e lambe-lambes que compõem a exposição Técnica Mista. A mostra individual da artista é composta por 15 peças e será aberta às 9 horas deste sábado, dia 13, no Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento cultural ligado à Secretaria da Cultura. É a primeira exposição da temporada 2010 do Sobrado.  “Qualquer comentário sobre a atual produção de Ise passa pela lírica de um tempo feminino que propõe deslocamentos de estruturas íntimas. Propor deslocamentos parece ser a ética do nosso tempo”, avalia o professor doutor Gilberto Andrade Machado, sobre a importância da obra de Ise.

 

A curadora da mostra, Dodora Guimarães, também destaca o valor de suas criações, que chegaram ao seu conhecimento meio que ao acaso. “Ise Araújo é uma jovem artista saída do Curso de Artes Visuais do Cefet. Tomamos conhecimento do seu trabalho através de um lambe-lambe colado sob um viaduto da Avenida Antônio Sales, uma equilibrista de olhos vendados. O frescor desta obra abriu as portas desta casa para a moça de gestos delicados e olhar sutil”, diz Dodora.

 

A artista Ivanise, mais conhecida como Ise, é formada em Artes Plásticas e tem atuado como designer na área gráfica. Na arte, tem buscado novas possibilidades de suportes e materiais para seus desenhos e intervenções urbanas em Fortaleza. Em sua experiência artística, tudo começa pelo desenho, em sua maioria são frutos de divagações do pensamento que se materializam no papel. Desde um fato banal, uma poesia, um trecho de música, e o que mais possa lhe tocar transforma-se em matéria-prima para o desenho. Funciona como um fluxo poético que se alimenta diretamente da cadência dos pensamentos pertencentes ao agora.

 

Mostra coletiva No dia 27 de março, o Sobrado Dr. José Lourenço inaugura a exposição A Arte da Multiplicação, que ocupará o segundo e terceiro piso com 135 obras do acervo da Pinacoteca do Ceará, recentemente restauradas por iniciativa do Sobrado Dr. José Lourenço (200 obras restauradas). Também com curadoria de Dodora Guimarães, a mostra reúne obras de Raimundo Cela, Aldemir Martins, Babinski, Hélio Rola, Stênio Diniz, Cicero Dias, J. Borges, Volpi, Regina Silveira, entre outros.

 

Exposição – Ténicas Mistas 
Artista: Ise Araújo 
Curadoria: Dodora Guimarães 
Abertura: Sábado, 13 de março de 2010, às 9 horas. 
Informações: 3101.8826 
Gratuito

 

Jornalistas responsáveis: Bianca Felippsen – 8878.8805 / Fábio Marques – 8832.4716


Coordenação de Comunicação – Secult 
(85) 3101-6761 / 3101-6759 
twitter.com/secultceara 
www.secult.ce.gov.br