Prefeituras poderão avaliar perdas de safra

11 de março de 2010 - 17:18

Na próxima safra (2010/2011), os laudos de perda de cultivo dos municípios participantes do Programa Garantia Safra poderão ser feitos pelas próprias prefeituras. Atualmente, somente a Ematerce está autorizada a elaborar os documentos. Nestas quinta-feira (11) e sexta-feira (12), os técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) estão em Fortaleza, onde capacitam potenciais vistoriadores de 172 municípios.

O coordenador do Programa Garantia Safra, Arimatéia Gonçalves, esclarece que o MDA estabelece uma série de requisitos para o técnico da prefeitura se torne apto a vistoriar a perda de safra do seu município. “Ele tem que ser concursado, obrigatoriamente engenheiro agrônomo, dentre uma série de outros critérios” , informou.

Gonçalves esclareceu ainda que a novidade cria a oportunidade, mas não obriga as prefeituras. “Os municípios que ainda não estiverem preparados poderão contar com a Ematerce para avaliação das perdas e aplicação dos laudos”, disse. Outra novidade, acrescentou o coordenador, é que, agora, todo esse processo será informatizado.

Assessoria de Imprensa da SDA:

Jully Gomes(85) 3101.7631